A influência da cor dos brinquedos no comportamento das crianças

As cores dos brinquedos de criança influenciam no aprendizado: entenda!

A influência da cor dos brinquedos no comportamento das crianças

Você já deve ter reparado que os brinquedos de criança são sempre muito coloridos e que os pequenos escolhem cores variadas para colorir e desenhar, não é mesmo? Essa relação com as diferentes tonalidades não é apenas uma opção estética da indústria de brinquedos, assim como a preferência das crianças não é algo aleatório.

As cores exercem grande influência no aprendizado infantil — elas estimulam a criatividade e a curiosidade, têm efeito calmante e também ampliam a capacidade cognitiva. Saiba mais sobre a importância de usá-las nos brinquedos!

O poder das cores nos brinquedos de criança

A cada momento, novos estudos são feitos sobre o poder que as cores exercem sobre a percepção das pessoas. Hoje, é sabido que a escolha do tom de uma única parede pode determinar o tipo de sentimento que será despertado no usuário. Falando do público infantil, essa influência das cores também pode vir dos brinquedos e objetos.

Nas atividades didáticas das escolas, você raramente encontrará um desenho infantil monocolor. Isso porque as crianças utilizam as cores como ferramenta para explorar o mundo e expressar emoções. Com base nisso, muitos profissionais têm aproveitado o uso correto das cores nos brinquedos como forma de estimular o desenvolvimento.

O uso das cores na Cromopedagogia

O uso planejado e orientado das cores no ensino do público infantil já tem um nome próprio: a Cromopedagogia ou Pedagogia da Cores. Trata-se, basicamente, de aproveitar o potencial de cada tonalidade na hora de oferecer estímulos que servirão para um melhor aprendizado da criança.

Nas creches e escolas, a Cromopedagogia também pode ser adotada na escolha dos brinquedos mais adequados para cada modalidade de atividade ou faixa etária. Essa definição é muito importante, porque é na infância que as pessoas desenvolvem suas primeiras relações com as cores e suas sensações.

Quando em contato com uma tonalidade específica, tanto o organismo da criança quanto do adulto sofre reações psicológicas e fisiológicas importantes. Nesse sentido, a Pedagogia das Cores pode ter papel definitivo no sucesso de uma atividade destinada ao estímulo do pensamento e do aprendizado infantil.

Brinquedos vermelhos incentivam o movimento

O vermelho é uma cor primária excitante, vibrante, que coloca em ação. Simboliza o fogo e a energia que aquecem, inovam e transformam. É naturalmente uma tonalidade chamativa — observe como as crianças, em especial os bebês que estão descobrindo o mundo, se sentem atraídos por objetos dessa cor.

Nas escolas, é apontada como uma das preferidas do estojinho de lápis e giz de cera. Como expressa alegria, liderança e entusiasmo, é também uma cor muito bem-vinda para estimular o movimento e o dinamismo, especialmente em crianças mais quietas e menos propensas à interação.

Brinquedos amarelos para a concentração

A cor amarela é uma das preferidas da caixa de lápis de cor — é a primeira a acabar, seguida pela vermelha. O amarelo seria a cor escolhida para demonstrar as emoções infantis quando colocadas em situações de desafio de aprendizagem — o que explicaria a preferência nas atividades escolares, segundo os pedagogos.

É uma cor quente, que tem luz e vida. Estimula o funcionamento mental e também está ligada às sensações de euforia, espontaneidade e originalidade. É a cor ideal para instigar crianças que têm dificuldades de concentração e para estimular a inteligência e o pensamento criativo.

Brinquedos azuis para o relaxamento

O azul é uma cor fria, relacionada ao céu e à água. É uma tonalidade que expressa harmonia, segurança e tranquilidade, ajudando no relaxamento do corpo e da mente. Também estimula os sentimentos de afeto e amizade, tornando os brinquedos azuis perfeitos para crianças muito agitadas e irritadiças.

Quando olhamos para uma superfície azul, nosso pulso diminui e a pressão arterial cai. Ambas são características valiosas para diminuir o medo e a ansiedade. Como é uma cor que estimula o sono, oferecer brinquedos com esse acabamento na hora de dormir pode ajudar uma criança a desacelerar o corpo e descansar por completo.

Brinquedos verdes para o equilíbrio

A cor que mais nos aproxima do ambiente natural com sua fauna e flora é o verde. É um tom reservado e esplendoroso, relacionado à alma e que na natureza faz a transição entre o azul do céu e o amarelo do sol. Nas emoções do observador, o verde tem o poder de transmitir equilíbrio, calma, esperança e simpatia.

O contato das crianças com brinquedos em todas as nuances do verde pode ajudar a equilibrar pensamentos e ideias. É indicado para atividades menos enérgicas e que ao mesmo tempo não exigem grande concentração. Como é a cor da perseverança, também pode auxiliar os pequenos na execução de tarefas novas e desafiadoras.

Brinquedos na cor laranja para trazer alegria

Você já percebeu a cor utilizada nos equipamentos das academias instaladas em praças e outros lugares públicos? E em como as crianças se sentem atraídas por eles, como se fosse um brinquedo ao ar livre? A próxima vez que passar por um espaço assim, repare que a cor predominante é o laranja.

O motivo é que essa é uma cor que irradia alegria e disposição, incentivando os pequenos à prática de atividades. Em alguns estabelecimentos comerciais, o laranja tem o poder de acelerar as ações do público. O efeito nos brinquedos infantis é o mesmo, tornando os modelos nessa tonalidade ideais para animar crianças que estejam tristonhas ou acanhadas.

Brinquedos brancos para descansar

O branco é reconhecidamente a cor da paz, já que expressa a ideia de harmonia, calma e estabilidade. Embora seja neutro, tem a capacidade de ampliar espaços e transparecer estabilidade absoluta.

Os brinquedos de acabamento branco ou em suas variações (creme ou gelo) ajudam a criança a descansar. Da mesma forma que tons de azul claro ou lilás, expressa a ideia de inocência, infância e pureza e pode ser usado em combinação com outras cores.

Como podemos ver, as cores dos brinquedos de criança são muito importantes para ajudar no estímulo e no desenvolvimento dos pequenos.

Ao decidir instalar um parquinho no condomínio, na escola ou em outra área de convívio infantil, não abra mão de contatar uma fábrica de playground para obter as cores ideais para cada atividade — afinal, é preciso equilibrar as tonalidades ao incentivo que cada brinquedo oferece. 

As informações foram úteis? Deixe um comentário sobre a experiência dos seus filhos com as cores!

Источник: http://blog.aquarelaparques.com.br/as-cores-dos-brinquedos-de-crianca-influenciam-no-aprendizado-entenda/

Cores dos brinquedos e comportamento da criança

A influência da cor dos brinquedos no comportamento das crianças

O comportamento das crianças é conduzido por uma série de estímulos relacionados ao seu lugar de dormir, às suas atividades de aprendizado e às suas brincadeiras mais simples. As diversas cores têm papel importante nesse desenvolvimento, mas quando a criança lida com os brinquedos, como ocorre essa influência?

No mundo adulto, as cores induzem as pessoas sem que elas percebam. O vermelho, por exemplo, é comumente usado no marketing de empresas de fast-food para provocar nos consumidores um aumento do apetite e senso de urgência. No universo infantil, não é diferente, as cores dos brinquedos trazem sensações distintas a uma criança e podem influenciar seu comportamento.

A seguir, vamos explicar melhor como as cores intervêm no comportamento e caráter das crianças, além de como escolher os brinquedos corretos de acordo com a faixa etária. Boa leitura!

Como as cores dos brinquedos se relacionam ao comportamento das crianças?

A preferência ou recusa de determinadas cores ao longo da infância pode apontar algumas características da personalidade de uma criança. As cores também podem agitar ou acalmar os pequenos. Abaixo, veja como algumas cores em brinquedos estão relacionadas ao comportamento infantil.

Vermelho

Brinquedos vermelhos estimulam o dinamismo das crianças, a vontade de falar e se movimentar, principalmente quando são grandes ou diversos, como bolas e equipamentos infantis de construção.

O vermelho estimula o gasto de energia, e as crianças que têm preferência por essa cor se relevam bem ativas. Os adultos podem ficar atentos para usar brinquedos vermelhos e que estimulem à movimentação quando a criança se mostrar triste ou desanimada.

Azul

O azul transmite a sensação de sossego e equilíbrio. Brinquedos com essa cor podem ser usados para entreter a criança na hora de dormir e acalmá-las. No momento da soneca, vale a pena ter por perto bichos de pelúcia e bonecas de pano que trazem a cor azul-claro.

Em alguns casos, quando a criança demonstra preferência pelo azul em desenhos e pinturas, a sua personalidade se revela mais introvertida.

Amarelo

O amarelo está ligado à luz do dia. Trata-se de uma cor chamativa, que transmite as sensações de concentração e alegria. Brinquedos amarelos estimulam a atividade das crianças. Aquelas que demonstram preferência por essa cor revelam-se crianças mais espontâneas e sociáveis.

Rosa

O rosa é frequentemente associado às meninas, mas o interesse por essa cor não está ligado ao gênero. Meninos e meninas que demonstram interesse pela cor rosa revelam-se crianças mais criativas e imaginativas. Brinquedos com essa cor podem estimular a vontade de criar e sonhar.

Verde

Assim como o azul, a cor verde está ligada à calma e ao equilíbrio. Brinquedos verdes geralmente estão ligados, de alguma forma, à natureza, como um caminhão de brinquedo (caminhões são comuns em ambientes agrários), árvores, plantas e animais. Crianças que demonstram preferência pelo verde tendem a ser calmas e sensíveis.

Laranja

Da mesma forma que o amarelo, o laranja é uma cor quente e está ligada à vontade de se movimentar. Brinquedos como a Nerf Sharpfire podem ser usados pelos adultos para tirar a criança da cama e trazê-la para a diversão. Crianças que apresentam preferência pela cor laranja tendem a ser alegres e inquietas.

Como escolher os brinquedos de acordo com a idade?

As brincadeiras estão muito associadas ao aprendizado durante a infância. É por meio do universo lúdico que as crianças desenvolvem habilidades psicológicas e sociais fundamentais para a vida em sociedade.

Por isso, além de entender como as cores influenciam o comportamento das crianças, é importante fazer uma boa seleção dos brinquedos. Abaixo, veja algumas ideias legais de acordo algumas faixas etárias!

Até 1 ano de idade

Nos primeiros anos de vida, é preciso ter um cuidado maior com os brinquedos. É recomendado priorizar aqueles que não sejam tão pequenos para evitar o risco de sufocamento e com cores mais uniformes.

Alguns bons exemplos: bolas com texturas macias para serem agarradas, chocalhos, livrinhos de pano ou de borracha para brincar no banho, argolas empilháveis e brinquedos que emitem sons.

Entre 1 e 2 anos

Os brinquedos para essa faixa etária devem ajudar a criança a explorar os seus sentidos e estimular a curiosidade. Livros infantis que priorizem figuras com cores vivas (no lugar de textos), bichos de pelúcia de vários tecidos (tomar cuidado com tecidos e substâncias tóxicas), fotografias, instrumentos musicais infantis e Lego de madeira ou de plástico são ótimas opções.

Entre 2 e 3 anos

As crianças entre 2 e 3 anos aprendem muito explorando o mundo de maneira lúdica. Por isso, é tarefa dos responsáveis reunir brinquedos que facilitem esse aprendizado. Por exemplo, marionetes, contos curtos com bastante imagens, bonecos e miniversões de animais, dinossauros, frutas e legumes.

Entre 4 e 6 anos

Entre 4 e 6 anos, é importante fazer a criança trabalhar as capacidades de associação e criatividade. É nessa fase que ela vai criando certa autonomia para tomar decisões e enfrentar maiores desafios.

Alguns bons brinquedos e atividades para acompanhar e estimular esse desenvolvimento é o quebra-cabeças. Também é interessante permitir que a criança entre em contato com jogos mais complexos, como o xadrez e outros jogos de mesa, mesmo que de maneira leve. Da mesma forma, a encenação, pintura e jogos de construção são muito importantes nessa fase.

Entre 6 e 8 anos

As atividades e brinquedos recomendados para crianças de 6 a 8 anos garantem que elas gastem energia e continuem explorando o mundo. Estamos falando de patins, skate, videogames (com toda a moderação e controle necessários), jogos de caça ao tesouro e muito mais.

Vale ressaltar que é importante ter atenção às embalagens dos brinquedos, já que lá geralmente se encontram alguns cuidados que os responsáveis devem ter ao entregar o brinquedo à criança e a faixa etária recomendada.

Como acontece entre os adultos, as cores apresentam influência no comportamento das crianças, desde as cores dos cômodos e roupas às cores dos brinquedos. Portanto, cabe aos pais ter atenção na hora de comprar novos passatempos e reparar a reação dos pequenos, uma vez que a cores de preferência também podem revelar traços da personalidade da criança.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para continuar explorando o nosso blog para entender a importância do desenvolvimento emocional durante a infância.

Источник: https://blog.lojasjckids.com.br/comportamento-das-criancas/

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: