É boa a ingestão de chá durante a gravidez?

Chás para a gravidez: conheça quais são os melhores

É boa a ingestão de chá durante a gravidez?

A alimentação durante a gravidez é muito importante, devemos inclusive prestar muito atenção ao que podemos ou não podemos ingerir. Tomar chá, por exemplo, é muito bom, mas devemos conhecer quais são os melhores chás para a gravidez.

Existem diversos tipos de chás e alguns não fazem bem para a nossa gravidez.

Por isso é muito importante conhecer o tipo de erva que você está tomando, e quais as suas propriedades, para que não cause nenhum tipo de problema.

São inúmeros os benefícios de tomar chá durante a gravidez, principalmente o chá verde e o chá-de-rooibos,mas claro, sempre com moderação.

Os melhores chás para a gravidez

O chá gera muitíssimos benefícios para o seu corpo durante a gravidez. A lista de chás e infusões são extensas e cada um possui diferentes propriedades. Conheça alguns:

  • O chá de rooibos contém antioxidantes que estimulam nossas defesas, que durante as primeiras semanas da gravidez geralmente são baixas.
  • O chá verde também é rico em antioxidantes que protegem o DNA de certos males e favorece o desenvolvimento do bebê.
  • O chá preto é um dos mais inofensivos para as mulheres grávidas, mas deve ser tomado descafeinado.
  • Um dos melhores chás é o chá de palha de aveia, porque é muito nutritivo e alivia o sistema nervoso. Além disso, proporciona vitaminas e minerais importantes para as mulheres grávidas.
  • Gengibre. É um dos mais recomendados durante a gravidez, visto que ajuda a aliviar as náuseas.
  • Entre os melhores chá para as mulheres grávidas também está o chá de urtiga. Contém muitas vitaminas e minerais, como o ferro e o cálcio.
  • O chá de tomilho também é muito bom durante a gravidez. Contém muitas vitaminas, minerais, antioxidantes, ferro, magnésio, cálcio e fibra.

Quais chás não são recomendados durante a gravidez

Assim como existem muitos chás que são benéficos para as grávidas, existem outros que não são bons para nossos corpos. É importante que você esteja informada sobre eles:

  1. O chá de sálvia possui uma substância chamada tujona, que pode estimular o útero e provocar abortos involuntários, ou hipertensão arterial.
  2. Se o chá de salsa se for ingerido em grandes quantidades, também pode causar muito mal. Além disso, pode aumentar o risco de aborto involuntário ou afetar o desenvolvimento do bebê.
  3. O chá verde pode ser tanto benéfico como prejudicial, por isso aparece na lista. As vezes não é recomendado porque possui grandes quantidades de cafeína e reduz a absorção de ácido fólico, mas se for tomado com moderação pode regular o açúcar no sangue e evitar o desenvolvimento de diabetes gestacional.
  4. Outro chá que não é recomendado é o de raiz de alcaçuz, visto que ele pode aumentar a pressão arterial.
  5. Ainda que pareça estranho, o chá de camomila também não é recomendado. Ele possui muitas propriedades benéficas, mas também pode causar problemas circulatórios ao bebê.
  6. O chá de eucalipto pode tratar de problemas respiratórios, mas se for ingerido durante a gravidez pode causar náuseas, diarreia ou vômitos.
  7. O chá de poejo (Mentha pulegium) é muito perigoso. No piores casos, ele pode levar o bebê a sofrer de formações.
  8. Um chá que nunca deve ser tomado é o chá de ruibarbo. É tão forte que pode provocar contrações uterinas até o ponto de causar abortos.
  9. O chá de folha de boldo possui propriedades que são contraindicadas durante a gravidez, visto que pode provocar contrações e partos prematuros.
  10. Alguns especialistas aconselham a não tomar chá de valeriana durante a gravidez, já que ele pode nos afetar negativamente.

Algumas recomendações sobre o chás para a gravidez

  1. Não abuse do consumo de chás de ervas, esses podem causar problemas no útero.
  2. Você pode beber de um a três copos de chá por dia, mas não tome mais do que o devido, pois pode causar algum mal.
  3. O chá contém um pouco de cafeína, por isso o melhor é que você tome de vez em quando.
  4. Tente tomar diferentes tipos de chá visto que possuem propriedades e sabores diferentes.
  5. O chá branco e de jasmim também são recomendados durante a gravidez.

O chá é muito bom para nós, mas também pode causar mal se tomarmos sem conhecimento prévio. Você deve ficar muito atenta e se informar sobre as suas propriedades antes de ingeri-los.

Pergunte a alguém que tenha conhecimento sobre chás para a gravidez, compartilhe suas dúvidas e sobretudo: evite tomar chá indiscriminadamente.

Lembre-se que você deve proteger tanto a sua saúde como a do seu bebê.

antioxidantescháschás na gravidezinfusõesmulheres grávidas

  • Neha K., Haider MR., Pathak A., Shahar Yar M., Medicinal prospects of antioxidants: a review. Eur J Med Chem, 2019. 178: 687-704.
  • Li J., Zhao H., Song JM., Zhang J., et al., A meta analysis of risk of pregnancy loss and caffeine and coffee consumption during pregnancy. Int J Gynaecol Obstet, 2015. 130 (2): 116-22.

Источник: https://soumamae.com.br/quais-sao-os-melhores-chas-gravidez/

Grávida pode tomar chá de camomila? Descubra se é seguro | MS

É boa a ingestão de chá durante a gravidez?

Início » Gravidez » Perguntas Frequentes Gravidez » Grávida pode tomar chá de camomila? Descubra se é seguro

O mais correto é que a gestante converse sobre isso com o obstetra que acompanha a gestação. 

Na grande maioria dos casos (a não ser que haja recomendações médicas), as mulheres grávidas podem tomar chá de camomila. 

Esse consumo deve ser feito moderadamente, em doses pequenas e espaçadas (no máximo 2 xícaras por dia, que devem ser tomadas com algumas horas de intervalo). 

Em geral, chás de plantas como capim-santo, erva-doce e erva-cidreira também são liberados durante a gestação desde que sejam tomados em pouca quantidade. Assim, além de aquecer o corpo, eles podem auxiliar a mãe a relaxar, aumentar a ingestão de líquidos e proporcionar benefícios das plantas.

A camomila é conhecida como uma erva calmante e com propriedades anti-inflamatórias. Isso ajuda no fortalecimento do organismo de forma mais natural.

Se tiver dúvidas, não tome nenhum tipo de chá antes de conversar com seu médico ou médica sobre esse assunto. 

Grávida pode tomar paracetamol? Saiba a dosagem e riscos

Grávida pode tomar chá de camomila de saquinho? 

Em geral, sim. Apesar de a versão de saquinhos(e outros produtos industrializados) ter menos benefícios, se comparada com a natural. 

Durante a gestação, e para ter uma vida mais saudável, a regra é simples: quando mais caseiro, melhor.

Os chás de saquinhos são famosos por sua praticidade na hora do preparo e por ser fácil encontrá-los. Mas eles não têm os mesmos benefícios do que aqueles feitos com a folha in natura. 

Isso porque eles são produtos industrializados, que envolvem processos nos quais toda a planta é triturada e, algumas vezes, misturadas com outras ervas.  

Além disso, a indústria também acrescenta corantes, aromatizantes e conservantes para que o chá saia com gosto e cheiro, sem que as caixinhas expirem o prazo de validade rapidamente. 

Essas substâncias citadas, fazem com que as verdadeiras propriedades benéficas dessas plantas sejam eliminadas. 

Assim, os chás de saquinhos se tornam bebidas pobres em vitaminas e minerais que em nada tem a acrescentar em uma dieta saudável. 

Quais os chás que as grávidas não podem tomar?

O consumo de bebidas alcoólicas, açucaradas e certos tipos de chá deve ser evitado por mulheres grávidas. Durante a gravidez, chás como o de canela, de boldo, de hortelã, Hibiscus, chá-preto e verde são proibidos. Isso porque essas plantas podem trazer consequências para o neném (em alguns casos, como o chá de canela, a mulher pode até sofrer um aborto natural). 

Abaixo, explicamos mais sobre cada um deles e o porquê devem ser evitados. 

Chá-preto ou chá-verde 

Esses dois tipos de chás contêm muita cafeína, que deve ser evitada durante a gestação, já que pode acelerar algumas funções do corpo (como os batimentos cardíacos). 

Além disso, a substância também pode interferir no sono da gestante e na agitação do neném. 

Chá de canela 

A canela deve ser evitada durante todo período da gestação, já que pode ter efeito abortivo.

Essa especiaria estimula a contração dos vasos sanguíneos e da musculatura do útero. 

Isso pode levar à perda da gravidez ou causar danos permanentes ao bebê, principalmente no 1º trimestre, quando o pequeno é mais frágil.   

Chá de boldo 

O chá de boldo possui substâncias que também podem provocar malformações no bebê. Além disso, essa planta ainda pode provocar o parto precoce. 

Por outro lado, o chá de boldo é uma das recomendações médicas para induzir o parto quando o neném é pós-termo (com mais de 42 semanas).  

Leia mais: Chá de Boldo evita gravidez?

Chá de hortelã e de Hibiscus 

O chá de hortelã e o de Hibiscus são diuréticos, ou seja, aumentam o volume do fluxo urinário. 

O problema é que eliminamos vitaminas e outros nutrientes por meio da urina. 

Por isso, se forem tomados excessivamente durante gestação, podem provocar deficiência de substâncias que são fundamentais para o bom desenvolvimento do bebê. 

Esses dois chás, se tomados em excesso, também podem interferir no leite materno, prejudicando a sua composição nutricional. Além disso, podem, inclusive, diminuir a produção do alimento. 

Seja pelo gosto, por tradição ou pelos inúmeros benefícios dessa bebida, os chás estão presentes no cotidiano de muitas pessoas. 

Os chás, em geral, podem ser consumido pelas gestantes, desde que moderadamente. 

Em caso de dúvidas, procure orientação médica antes de ingerir qualquer chá.   

O Minuto Saudável traz outras dicas de cuidado na gravidez. Não deixe de conferir nossas postagens!

Источник: https://minutosaudavel.com.br/gravida-pode-tomar-cha-de-camomila/

Chás na gravidez: O que posso tomar?

É boa a ingestão de chá durante a gravidez?

É importante você saber quais são os chás seguros para serem consumidos durante a gestação, os que não são seguros e o porquê dos riscos de certos chás. Para abordar o assunto eu trouxe a nutricionista Analucia, que sempre nos ajuda em nossas dúvidas sobre alimentação durante a gravidez.

Vamos começar pelos chás mais populares. Quais deles são seguros?

Felizmente os chás mais populares são também os mais seguros. Na dúvida sobre chás desconhecidos, é melhor não arriscar.

Os chás digestivos ótimos para gestantes são:

  • Chá de hortelã
  • Chá de erva cidreira
  • Chá de erva doce ou funcho

Além destes chás serem uma ótima opção para esquentar no inverno, também ajudam muito nos problemas digestivos que ocorrem com frequência durante a gestação, quando a barriga aumenta muito de tamanho e pressiona o estômago.

Se estiver calor, a dica é tomar o chá gelado. Tudo que é gelado também ajuda muito a diminuir o enjoo.

Posso tomar chá com adoçante ou açúcar?

O adoçante não é aconselhável durante a gravidez, o açúcar, melado ou mel podem ser uma alternativa, sempre procurando não adoçar demais ou, se gostar de chá puro, melhor ainda.

O chá pode ser uma ótima alternativa para substituir ou reduzir a quantidade de café e tem outras vantagens que vamos compartilhar com você, mas é bom lembrar que toda erva tem algo de cafeína, nos casos que listamos acima, a quantidade é reduzida e por isso não há riscos.

Chá após o jantar melhora ou atrapalha?

Se a sua refeição for muito volumosa, ingerir mais líquido pode aumentar ainda mais o volume do estômago, nesses casos, você pode tomar apenas meia taça. Não tem problema inclusive utilizar a mesma dosagem de erva, o chá ficará um pouco mais forte que uma taça cheia, ou seja, terá o mesmo benefício, porém com menos líquido para um estômago.

Posso tomar os chás prontos que vendem no supermercado?

A maioria das vezes estes chás são preparados a base de chá mate. O chá mate tem muita cafeína, similar ao chá preto. Considerando que além da cafeína, estamos falando de um chá industrializado, portando uma bebida que terá muito açúcar ou muito adoçante, eu não recomendo.

Sempre que possível é bom evitar as bebidas e alimentos industrializados. Por isso, minha recomendação é fazer em casa e manter na geladeira e já que fazemos em casa, escolher outra opção que não seja o chá mate, para evitar a cafeína.

Chá mate faz mal para as gestantes?

Não existem experimentos científicos porque, claro, não é ético fazer um teste e arriscar uma consequência negativa a um futuro bebê. Baseado em que os chás abortivos geralmente possuem cafeína, algo comprovado em experimentos em ratos, a recomendação geral é evitar este tipo de chá, assim como é bom evitar o café.

Pode acontecer e acontece que uma gestante tome chá mate durante toda a sua gestação e o bebê nasce saudável com uma gravidez que acontece sem complicações, porém não podemos garantir que todas as gestantes são iguais, por isso é melhor não arriscar, pois dependendo do metabolismo e de como está a gravidez, os efeitos de uma erva podem ser diferentes de pessoa para pessoa.

Chimarrão e tererê são seguros durante a gravidez?

O chimarrão possui muito antioxidante, é um chá muito bom para o organismo, mas como este chá também tem um teor de cafeína alto, inicialmente não é recomendado.

Na dúvida é sempre bom ter uma conversa frente a frente com seu médico ou nutricionista, que poderá fazer uma recomendação personalizada para você, considerando se você já possui o hábito de consumir o chimarrão para indicar ou não uma dose e quantidade segura.

Que outros chás uma gestante pode tomar?

Falamos das ervas, que todas podem ter uma certa quantidade de cafeína, mas também é possível tomar chás de frutas, que podem ser consumidos sem risco. Dois bons exemplos são:

  • Chá de gengibre, que é uma raiz, pode ser uma ótima opção para quem está sentindo enjoo. A quantidade de gengibre a ser utilizada para fazer o chá é o que chamamos de moeda, ou seja, uma rodela de gengibre que você coloca na água até ferver e deixa esfriar.
  • Chá de casca de limão também é uma opção que desce bem, ele é tão bom que só de raspar o limão e sentir o aroma desse processo, a gente já sente o benefício de redução de enjoo.

Receitas de chás digestivos para gestantes:

Chá de maçã: cortar a maçã em pedaços pequenos, agregar hortelã para ajudar na digestão. Mantenha na água até ferver. Ao alcançar fervor desligue o fogo e tampe para abafar por 5 minutos. Tome frio ou quente.

Chá de abacaxi: pode ser feito com a casca do abacaxi, mas no caso de utilizar a casca é importante utilizar uma fruta orgânica, para não fazer um chá de veneno. O chá de abacaxi também é muito digestivo, principalmente se agregar um pouco de gengibre e hortelã.

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no .

Quem leu este post também se interessou por:

Источник: https://nace.igenomix.com.br/blog/chas-na-gravidez-o-que-posso-tomar/

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: