Grávida no Verão?

Grávida no verão: como amenizar o calor nos dias mais quentes do ano

Grávida no Verão?

Morar em um país tropical já é um forte indicativo de que qualquer pessoa pode sentir bastante calor, especialmente no verão. A mulher grávida, então, nem se fala!

Isso ocorre porque, naturalmente, a gestante tem a tendência de sentir mais calor. Mas por que? E como amenizar o desconforto que o calor traz, ainda mais nos dias quentes?

Para responder a essas perguntas sobre calor na gravidez, preparamos um texto ideal para ser lido não só no verão, mas durante o ano todo. 

Desejamos uma excelente leitura!

Por que se sente calor na gravidez? 

Toda gravidez causa um desconforto natural. Afinal, são muitas mudanças acontecendo no corpo ao mesmo tempo, fora o peso “extra” que a mulher carrega na barriga. Todos esses incômodos podem se intensificar em períodos quentes, com a predominância de altas temperaturas.

Mas há uma explicação científica para as ondas de calor sentidas pelas gestantes, que não são causadas apenas pela chegada do verão – apesar de este ser um forte indicativo, também.

Durante a gestação, o organismo da mulher sofre um aumento do estrogênio. O estrogênio é um hormônio que favorece a dilatação das veias e artérias. Logo, essa dilatação dos vasos sanguíneos possibilita que a temperatura do corpo da mulher aumente cerca de meio grau. 

A consequência? Fortes ondas de calor na gravidez, com maior propensão à transpiração excessiva. 

Essa dilatação dos vasos sanguíneos durante a gravidez também traz outras consequências para a saúde da mulher. Episódios como queda de pressão, rinite e aumento dos batimentos cardíacos podem ser recorrentes, por conta do aumento do estrogênio.

Com a queda de pressão, episódios como tonturas e dores de cabeça podem se tornar uma realidade na rotina da futura mamãe. Também é possível que o corpo da gestante fique inchado, pois a queda de pressão dificulta o retorno venoso, havendo retenção de líquidos. 

Como amenizar o calor na gravidez

Para conseguir sobreviver ao verão, bem como amenizar o desconforto causado pelas ondas de calor “naturais” da gravidez, separamos algumas recomendações para contornar o calor na gravidez.

A principal dica é se manter constantemente hidratada, bebendo muita água, mesmo que não sinta sede. A ingestão de líquidos ajuda o corpo a recompor o que foi perdido na transpiração.

Procure, também, usar roupas frescas e largas. Vestidos e saias são ótimas opções. Priorize usar peças feitas em tecidos naturais, como o algodão e linho, pois são mais frescas. Já tecidos sintéticos dificultam a transpiração. Aproveite a estação para usar chapéus e/ou boné, para proteger a cabeça da exposição do sol.

Também está liberado aproveitar a presença do ar-condicionado ou do ventilador. Só tome cuidado com as mudanças de temperatura bruscas e frequentes, já que as gestantes sofrem com imunidade mais baixa, estando mais propensas a contraírem um resfriado ou gripe.

Vale lembrar que passar muito tempo exposta ao ar-condicionado causa ressecamento das vias aéreas superiores. Nesses casos, é viável manter um umidificador de ar por perto. 

Outra tática para controlar o excesso de calor é tomar banhos de água morna ou fria. Novamente, só tome cuidado com as mudanças bruscas de temperatura. 

Dicas para manter o bem-estar

Além de seguir as recomendações para amenizar a sensação de calor na gravidez, também é uma boa opção procurar manter hábitos saudáveis nesta fase da vida. 

Como o excesso de calor pode provocar sintomas físicos desgastantes, como dores de cabeça e inchaço no corpo, é fundamental adotar medidas aliadas a um estilo de vida saudável. A sua saúde e a saúde do seu bebê agradecem!

Veja a seguir algumas dicas para manter o bem-estar durante a gravidez, mesmo no verão:

  • Para evitar a retenção de líquido, procure fazer atividades físicas regulares, desde que liberadas pelo médico e acompanhadas por um especialista;
  • Opte por priorizar a ingestão de vitaminas, proteínas e de minerais como cálcio, ferro e potássio;
  • Procure fazer refeições leves a cada três horas, para não deixar o estômago vazio;
  • Use protetor solar para evitar insolação.

Considerações finais

É comum que a mulher sofra de calor durante a gravidez. Com o aumento dos níveis de estrogênio, que dilatam os vasos sanguíneos, a temperatura corporal da gestante também aumenta. O incômodo, que já faz parte de qualquer gestação, acaba se intensificando durante o verão. 

Por isso, é fundamental que a gestante tome alguns cuidados para amenizar o desconforto dos dias mais quentes. Beber bastante água, tomar banhos constantes e usar roupas leves e frescas estão entre as recomendações.

Como o calor excessivo também pode causar mal-estar na gestante, é importante adotar hábitos saudáveis durante o período. Bons exemplos são consumir refeições leves e fazer atividades físicas para evitar inchaço do corpo. 

Adotando medidas simples, mas eficazes, a gestante consegue amenizar a sensação de calor, sentindo-se mais tranquila e bem disposta. 

Se você achou que o nosso post ajudou você a entender sobre calor na gravidez, clique aqui e conheça o nosso Hospital Maternidade. 

Temos todo o conforto que você e o seu bebê merecem.

Источник: https://blog.domingoslourenco.com.br/gravida-no-verao-como-amenizar-o-calor-nos-dias-mais-quentes-do-ano/

Grávidas no verão: cuidados redobrados em dias de calor

Grávida no Verão?

A onda de calor que chegou ao Rio Grande do Sul nas últimas semanas deve continuar por todo o verão. A estação sofreu nos últimos anos influência de fenômenos climáticos, como El Niño e La Niña, mas para 2020 a situação vai ser diferente com um dos verões mais quentes da história recente do Estado.

Assim, as GRÁVIDAS DO VERÃO, que vão ganhar bebês em janeiro, fevereiro, março ou abril, devem redobrar seus cuidados. A obstetra Gioconda Lucatel, da Nasce Gestante, traz dicas e conselhos para as futuras mamães que vão enfrentar essa estação. 

“Eu sempre digo que as grávidas de verão são as mais bonitas, andam felizes com suas roupas leves e coloridas, mostram a barriga da gestação e ficam com a pele dourada. Mas tem também a contrapartida de algumas situações que podem ser negativas”, pondera Gioconda. Vamos listar os principais tópicos para prestar atenção:

INCHAÇOS

Edemas (inchaços) são uma parte esperada da gravidez, porém tudo isso se agrava com temperaturas elevadas e o tempo seco. Isso acontece porque o calor dilata os vasos das extremidades causando a retenção hídrica, principalmente nos membros inferiores.

“Chamamos isso de edema da grávida, mais comum nas pernas, tornozelos e pés. Dizemos que é aquele pé que fica parecendo um pãozinho. Geralmente elas deixam de ver os ossinhos do tornozelo (os maléolos medial e lateral). Mas não é motivo de preocupação este tipo de inchaço, chamado edema gestacional”, explica a obstetra.

Os membros superiores também podem inchar. As gestantes relatam perda de força e sensação de amortecimento nas mãos. Esses sintomas podem, da mesma forma, estar ligados com a Síndrome do Túnel de Carpo que acontece com frequência na gravidez pelas mudanças hormonais. 

A vasodilatação também pode ocasionar a hipotensão postural. Isso acontece porque o cérebro demora um pouco mais para vascularizar.

Essa situação acontece quando a gestante levanta muito rápido e tem aquela sensação de tontura, visão nublada ou escurecida.

A obstetra aconselha que quem sofrer com a pressão baixa invista ainda mais na hidratação e recorra a isotônicos repositores hidroeletrolíticos.

O QUE FAZER PARA ATENUAR OS SINTOMAS

No verão, é difícil evitar que os edemas aconteçam, mas eles podem ser aliviados com algumas medidas. A obstetra da Nasce indica que as grávidas elevem as pernas sempre que possível, até mesmo durante o trabalho, utilizando um banquinho ou um suporte de pernas.

É importante que também troquem de posição com frequência, dando uma caminhada a cada duas horas.

Em geral, a utilização de calçados baixos é indicada, porém, quando a mulher estava antes acostumada a utilizar sapatos de salto diariamente, a transição deve ser feita de forma mais devagar, e não de uma hora para outra.

A principal indicação é aumentar o consumo de água

A gestante deve tomar 3 litros de água por dia, fora outros líquidos. A grávida queima muito da hidratação na sudorese e na respiração, por isso elas precisam de mais água que uma pessoa normal. Diminuir o sal da dieta também ajuda a manter a hidratação em dia. 

“A questão da hidratação também é um bom preparo para o pós-parto. Muitas mulheres não têm o hábito de tomar apenas água, mas isso é bom para o período de amamentação.

A gestante que toma 3 litros de água durante a gravidez vai consumir 4 litros no pós-parto. Eu gosto de indicar a água de coco, preferencialmente a natural, e água saborizada.

Refrigerantes e sucos naturais muito calóricos, como de laranja e uva, são contraindicados”.

DRENAGEM LINFÁTICA AMENIZA O INCHAÇO

Além dessas medidas, as gestantes podem investir na drenagem linfática com um profissional especializado. As massagens têm um resultado muito bom, mas são contraindicadas para pacientes hipertensas, pré eclâmpticas e com trombofilia. Outra atividades que pode ajudar é a hidroginástica e os exercícios na água. 

“Esses exercícios trazem uma leveza e podem ajudar a reduzir edemas. As atividades físicas, no geral, ajudam nesse período fazendo uma estimulação periférica dos músculos e da drenagem das extremidades”, explica Gioconda.

Para aproveitar a praia, as grávidas do verão devem tomar cuidado principalmente com o rosto. Durante a gravidez, a pele fica mais propensa ao aparecimento de manchas e melasma, por isso as gestantes devem utilizar protetor solar, chapéu e óculos de sol com proteção adequada.

Leia também
# Gravidez e atividade física: pode ou não pode fazer?
# Grávida pode comer sushi?
# Como evitar estrias durante a gestação

Confira mais dicas no nosso canal do !

Источник: http://www.nascesaude.com.br/gravidas-no-verao-cuidados-redobrados-em-dias-de-calor/

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: