Mudanças na mulher no quinto mês de gravidez

▷ Quinto Mês de Gravidez | A Barriga Começa a Aparecer

Mudanças na mulher no quinto mês de gravidez

O corpo de cada mulher grávida muda de maneiras diferentes na gravidez. Mesmo assim, provavelmente sua barriga já estará visível com cinco meses de gravidez. Nesse mês você se ajustará às mudanças físicas trazidas pelo crescimento da sua barriga, afinal, o seu centro de gravidade estará mudando.

Sintomas Comuns No Quinto Mês De Gravidez

O quinto mês de gravidez está dentro do segundo trimestre de gravidez, ou seja, da 17ª até aproximadamente a 22ª semana.

Durante esse período é provável que você ainda esteja com a injeção de energia do segundo trimestre, e muitas mulheres dizem que essa é a fase mais agradável da gravidez.

Mas também é possível que você enfrente alguns sintomas um pouco incômodos durante o quinto mês de gravidez, como por exemplo:

  • Mãos e pés levemente inchados
  • Dor na região lombar
  • Dificuldade para encontrar uma posição confortável para dormir
  • Contrações de Treinamento (Braxton Hicks)

Tenha em mente que esses sintomas são normais e talvez você sinta somente alguns deles durante esse mês de gestação.

Mudanças Por Dentro E Por Fora

O Desenvolvimento De Seu Bebê: Nesse período o bebê está ganhando peso e as características de seu rosto já estão formadas.

Ele ainda tem bastante espaço para se mexer, então, não estranhe os pequenos chutes e mudanças de posição.

Esses movimentos significam que você tem um bebê saudável, portanto, apesar de às vezes incomodarem (principalmente à noite, quando você está tentando dormir), os movimentos são um bom sinal.

Mudanças Em Seu Corpo: Há muitos pontos positivos durante esse mês da gravidez, como a continuação do aumento de sua energia. Muitas mulheres grávidas também se sentem “brilhantes” e realmente ficam radiantes.

Sua barriga continua a crescer (dando início a alguns dos sintomas mencionados acima), mas ainda não está tão grande e não impede seus movimentos. Conforme a barriga cresce, talvez você note que ela está ficando “pontuda”.

Pode ser que você também note mudanças na textura e no crescimento de suas unhas.

Ajustando-se Ao Corpo Da Gravidez

Seu papel é muito importante, pois você está proporcionando um lar seguro para seu bebê, que está crescendo, mas isso não significa que você sempre se sentirá à vontade com sua nova forma.

Durante o segundo trimestre, você pode aproveitar e curtir o momento de comprar roupas de grávida que a agradem, nas lojas locais ou online.

Talvez você esteja se perguntando como deve responder quando recebe conselhos, perguntas e comentários sobre sua gravidez de estranhos ou de pessoas conhecidas. Uma boa estratégia é agradecer, dizendo que vai pensar sobre o que foi dito, e deixar para lá.

Você pode ter escolhido já contar a seu chefe e seus colegas de trabalho sobre a gravidez e começado a planejar a licença maternidade. Com cinco meses de gestação, vale a pena começar a planejar como você vai transferir suas responsabilidades a seus colegas para não deixar as tarefas maiores e mais estressantes para o terceiro trimestre.

Lista Resumida Para O Quinto Mês De Gravidez

  • Matricule-se em um curso pré-natal: Muitos cursos pré-natal ocorrem mensalmente, então busque apoio e informações em um deles.
  • Fale com seu bebê: Seu bebê está aprendendo a reconhecer sua voz e pode ouvir melhor do que antes. Transforme as conversas, canções ou a leitura para seu bebê em um hábito diário.
  • Conheça os sinais do trabalho de parto prematuro: Agora é o momento de conhecer os sinais de trabalho de parto prematuro. Entre em contato com seu médico se achar que está em trabalho de parto prematuro.
  • Use a injeção de energia: A injeção de energia do segundo trimestre traz a oportunidade para que você se exercite, viaje, prepare a casa para seu bebê e termine outras tarefas.
  • Coma bem: Seu bebê está crescendo rapidamente nesse momento e talvez você sinta mais fome. Esse não é o momento para fechar a boca, então continue a comer uma variedade de alimentos saudáveis e nutritivos.
  • Ache sua zona de conforto: Explore formas confortáveis para dormir, escolha sapatos mais confortáveis (principalmente se seus pés estiverem um pouco inchados), encontre roupas de gravidez que lhe deem espaço para se mover e respirar, e escolha sutiãs de gravidez que tragam apoio para o aumento de seus seios.

Источник: https://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/quinto-mes-de-gravidez

Gravidez: sintomas, tipos, gravidez semana a semana

Mudanças na mulher no quinto mês de gravidez

A gravidez é um evento importante responsável pela formação de um novo indivíduo.

Esse período, que dura, em média, 40 semanas, é o resultado do processo de fecundação, em que o gametamasculino (espermatozoide) funde-se ao gametafeminino (ovócito), formando o zigoto, que se desenvolve, geralmente, dentro do útero da mãe.

Sintomas da gravidez

A gravidez é um momento de muitas mudanças na vida da mulher. As mudanças, no entanto, vão muito além das alteraçõesfísicas no organismo, afetando também o psicológico da futura mãe.

Já no início da gestação, algumas mudanças podem ser notadas e permitem que a mulher suspeite de uma gravidez. Vale destacar, no entanto, que os sintomas da gravidez não são iguais para todas as mulheres, sendo, muitas vezes, o início imperceptível para algumas.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade ;)

A seguir, listaremos alguns sintomas que podem indicar uma gestação:

  • Aumento da sensibilidade na região dos mamilos
  • Atraso da menstruação
  • Aumento da fome
  • Aumento da frequência urinária
  • Aumento da região do abdome
  • Aumento do sono
  • Aumento do volume dos seios
  • Enjoos e vômitos
  • Mudança de apetite
  • Sensação de cansaço aumentada
  • Tontura

Após a descoberta da gravidez, a mulher deve iniciar imediatamente o pré-natal.

Ao perceber a presença desses sintomas, recomenda-se que a mulher procure o mais rápido possível um médico para que a suspeita de gravidez seja confirmada. Isso se faz necessário, pois quanto mais cedo inicia-se um pré-natal, mas fácil é de se prevenir complicações na gestação.

Leia também: Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Classificação da gravidez

Existem diferentes formas de classificar uma gravidez. Entre os critérios mais utilizados, estão o riscodecomplicações para a mãe e para o bebê, o local de implantação do embrião e o número de embriões que se fixaram no útero.

    • Gravidez de risco habitual: Nesse caso, não há grandes riscos de complicação da gestação.
    • Gravidez de alto risco: Como o nome sugere, nesse tipo de gestação, o bebê ou a mãe apresentam um maior risco de vida quando comparada ao restante da população. O pré-natal, nesse caso, exerce papel fundamental para que a gravidez não tome rumos desfavoráveis. A pressão alta e a diabetes, por exemplo, podem ser responsáveis por uma gravidez de risco.
    • Gravidez tópica: O embrião desenvolve-se na cavidade do útero.
    • Gravidez ectópica: O embrião desenvolve-se em estrutura fora do útero. Um tipo relativamente comum de gravidez ectópica é aquela em que o bebê desenvolve-se na tuba uterina.
    • Gravidez única: Apenas um embrião está em desenvolvimento.
    • Gravidez gemelar: Mais de um embrião está em desenvolvimento, ou seja, a mulher está grávida de mais de um bebê.

Leia também: Gravidez molar

Semanas da gravidez

O tempo de gestação é, geralmente, contado em semanas e para fazer esse cálculo, é necessário saber a data da última menstruação.A cada sete dias da data da última menstruação tem-se uma semana. Uma gestação dura em média 40 semanas.

Durante a gravidez, o corpo da mãe sofre grandes modificações.

É importante frisar que essa contagem não é precisa e pode não demonstrar fielmente à idade gestacional. Por essa razão, o médico realiza os cálculos, mas também observa as características do bebê em desenvolvimento pela ultrassonografia, para que a idade estimada seja a mais próxima possível da realidade.

Veja abaixo um quadro mostrando a relação entre meses e semanas da gravidez:

 MESESSEMANAS
1º mês4 semanas e meia
2º mês9 semanas
3º mês13 semanas e meia
4º mês18 semanas
5º mês22 semanas e meia
6º mês27 semanas
7º mês31 semanas e meia
8º mês36 semanas
9º mês40 semanas e meia

Leia também: Alimentação na gravidez

Gravidez semana a semana

Durante toda a gravidez, o corpo do bebê prepara-se para sobreviver fora do corpo da mãe. Sendo assim, diversas mudanças acontecem para permitir a sua sobrevivência, garantindo que, ao final do processo, o bebê seja capaz, por exemplo, de respirar e conseguir se alimentar sozinho.

Durante os meses da gestação, os sistemas do bebê vão se desenvolvendo e ele vai ganhando peso e tamanho.

A seguir, vamos falar um pouco a respeito de alguns acontecimentos marcantes que ocorrem nas diferentes semanas da gestação. Vale salientar que cada gestação é única, mas espera-se que os eventos de desenvolvimento ocorram mais ou menos nas semanas abaixo descritas.

Descreveremos aqui os principais eventos utilizando como referência a Caderneta de Gestante produzida pelo Ministério da Saúde:

  • Quarta semana: Nessa etapa, o coração do bebê começa a bater e é possível observar o local onde os braços e pernas se desenvolverão. O tamanho do bebê, nessa fase da gestação, é aproximadamente o tamanho de um grãozinho de arroz.
  • Oitava semana: Nessa etapa, o bebê já apresenta o tamanho aproximado de uma ervilha, e seus dedos, orelhas e órgãos internos estão formados.
  • Nona semana à 12ª semana: Nessa etapa, o cérebro já inicia seu funcionamento, sendo o bebê capaz de realizar algumas atividades, tais como mexer os seus membros.
  • 14ª semana: O bebê, nessa fase, é capaz de mexer suas mãos e os movimentos respiratórios já são possíveis.
  • 15ª semana à 16ª semana: Nessa etapa, a mãe começa a sentir os movimentos do bebê. A pele do bebê, até então transparente, começa a engrossar.
  • 17ª semana à 18ª semana: Nessa etapa, o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar. A mãe, nessa etapa, é capaz de perceber os soluços do filho, atividade considerada normal.
  • 20ª semana à 24ª semana: Nessa etapa, os alimentos ficam ainda mais intensos e a mãe é capaz de perceber com facilidade a movimentação do bebê.
  • 27ª semana à 30ª semana: Nessa semana, o bebê já está bem formado e já é capaz de escutar e identificar sons e perceber a luz.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Источник: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/gravidez.htm

Gravidez 5º mês

Mudanças na mulher no quinto mês de gravidez

A maioria das mulheres sentirá os movimentos do bebé pela primeira vez no quinto mês: no início apenas com um leve borboletear, depois também com pontapés ou empurrões mais fortes.

Agora é a o momento perfeito para ir de férias. O stresse físico causado pela gravidez continua a ser limitado neste mês, pelo que a mãe ainda pode aproveitar para descansar.

O bebê no quinto mês de gravidez: a perceção sensorial desenvolve-se desenvolve rapidamente

No início do quinto mês, o bebé mede pouco mais de 11 centímetros no comprimento cabeça-nádegas e pesa cerca de 110 gramas. No final do mês, o comprimento do seu corpo já não vai ser medido no comprimento cabeça-nádegas, mas no comprimento da cabeça aos pés e será de cerca de 25-28 centímetros.

O seu peso corporal terá quase triplicado até então. Até agora, a cabeça era a maior parte do corpo em comparação com o corpo: no quinto mês, o tronco e os membros crescem com mais vigor, de modo que o bebé está a chegar cada vez mais perto das suas proporções finais do corpo.

Durante o quinto mês de gestação, o bebé também começa a acumular uma camada de gordura, importante para regular seu equilíbrio térmico, entre outras coisas. Os seus movimentos e reflexos (chupar, engolir, agarrar) funcionam cada vez melhor e treinam intensamente. Os traços faciais do bebé continuam a desenvolver-se.

A coordenação do movimento e perceção sensorial do bebé irá melhorar durante o quinto mês. Já ouve e percebe estímulos táteis. No quinto mês, o desenvolvimento das regiões cerebrais responsáveis pelo controlo da perceção sensorial (audição, visão, olfato, paladar, tato) entra na sua fase decisiva.

Uma substância protetora conhecida como mielina forma-se gradualmente ao redor da medula espinhal e das células nervosas, que desempenharão um papel importante na transmissão de estímulos através dos nervos. Este processo continua durante o primeiro ano de vida.

Os órgãos reprodutivos do bebé já estão totalmente desenvolvidos, mas os testículos dos meninos permanecerão na cavidade abdominal até os 8 meses. Cerca de seis milhões de óvulos formaram-se nos ovários das meninas, número que será reduzido para cerca de um milhão no momento em que nascerem.

A partir de agora, o corpo da menina não produzirá mais óvulos. Quando engravidar como uma mulher adulta, o óvulo do qual nascer o seu bebé terá a mesma idade que ela.

Durante o quinto mês de gravidez, o batimento cardíaco do bebé pode ser ouvido com um estetoscópio pela primeira vez. Na ecografia, o médico pode agora ver se o coração do bebé se desenvolveu normalmente. O fígado e o baço começam o seu trabalho no quinto mês. O baço começa a produzir glóbulos brancos e, portanto, cria a base para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebé.

Os rins e a bexiga já estão a funcionar e totalmente desenvolvidos. Ao beber o líquido amniótico, o bebé treina seu trato digestivo. Os primeiros produtos metabólicos são agora depositados no intestino e serão excretados como o chamado mecónio após o parto.

A mãe no quinto mês: barriga e primeiras contrações de Braxton Hicks

A maioria das mães também se sente bem durante o quinto mês de gravidez. Já se adaptaram bem às mudanças causadas pela gravidez, confiam no seu corpo e aproveitam a fase de relaxamento. No quinto mês, no entanto, o crescimento do bebé torna-se cada vez mais percetível, mas isso não resulta em sintomas mais graves.

A verdadeira «fase redonda» da gravidez começa no quinto mês de gravidez: a sua barriga estará cada vez mais redonda. No final do mês, a borda superior do útero está ligeiramente acima do umbigo. Além disso, o útero move o centro de gravidade para a frente, o que pode causar pequenos distúrbios no equilíbrio.

Um novo aumento nas hormonas da gravidez, bem como o aumento da circulação sanguínea da membrana mucosa nasal, tapam o nariz: para aliviar o problema, os sprays nasais com água do mar são completamente inofensivos para o bebé. O crescimento do útero e do bebé aumenta a tensão dos ligamentos uterinos, que mantêm o útero no lugar na pelve.

Portanto, a maioria das mulheres experimenta dor leve na virilha durante o resto da gravidez. Por esse motivo, evite passar muito tempo em pé sem mudar de posição.

O nervo ciático passa diretamente por baixo do útero e, quando pressionado, pode causar ataques intensos de dor. A barriga e os seios exigem cuidados especiais a partir de agora.

As loções corporais nutritivas e massagens suaves com óleo de massagem vegetal evitam as estrias. As alterações na pigmentação relacionadas com a gravidez são mais pronunciadas no quinto mês:

Os mamilos e a aréola agora adquirem uma cor mais escura, a pigmentação também pode aparecer noutras partes do corpo. Nalgumas mulheres, forma-se uma linha vertical escura que atravessa o centro do abdómen e desaparece após o parto.

O aumento da quantidade de sangue aumenta a temperatura corporal, pelo que muitas mulheres grávidas começam agora a transpirar facilmente. Nos próximos meses, a circulação das grávidas deve atingir o máximo desempenho, e certas hormonas também amolecerão as paredes dos vasos sanguíneos durante a gravidez.

Isso aumenta o esforço das veias nas quais o sangue flui de volta para o coração. As veias na cavidade abdominal também sofrem com o crescimento do útero e prisão de ventre relacionada com a gravidez. Portanto, mais da metade das mulheres grávidas sofrem de dilatação venosa (varizes ou hemorroidas).

A partir do quinto mês de gestação, um bom cuidado das veias é essencial para a prevenção. Exercício moderado, ginástica regular do pavimento pélvico, evitar ficar de pé ou sentado durante muito tempo, bem como uma dieta saudável com muita fibra e vitaminas, especialmente vitamina C e E, contribuem para o cuidado das veias, bem como para o bem-estar geral.

No caso das varizes existentes, as pomadas leves à base de ervas proporcionam alívio e podem até mesmo ajudar a curar as veias varicosas sangrantes, no entanto, seu uso deve sempre ser consultado previamente com o médico.

Os métodos eficazes para aliviar esses desconfortos são levantar as pernas regularmente e, principalmente, dormir com as pernas ligeiramente levantadas.

No caso de veias varicosas muito pronunciadas nas pernas, podem ser úteis umas meias de compressão.

Durante o quinto mês de gestação, algumas grávidas sentem as suas primeiras contrações de treino (contrações de Braxton Hicks) nas quais o útero se contrai em intervalos rítmicos. Estas estão frequentemente associados a um desconforto leve. O corpo já se está a exercitar para o parto com essas contrações.

Não são perigosos para o bebé. As contrações de Braxton Hicks geralmente não acontecem mais de três vezes por hora e não duram mais de 45 segundos. Pelo contrário, contrações cuja frequência e intensidade aumentam progressivamente, associadas a sangramento ou endurecimento do abdómen, exigem um exame médico imediato, pois podem ser dores de parto prematuras.

Nesse caso, o médico tentará interromper o início do trabalho de parto administrando inibidores de contração.

No final do quinto mês, é feito o segundo grande check-up

O próximo check-up importante também está programado para o quinto mês de gravidez. Desta vez, os futuros pais vão desfrutar de impressionantes imagens na ecografia do seu bebé. O médico agora tem vários dados corporais precisos para avaliar o seu nível de desenvolvimento.

Nesta base, já podem ser calculados com relativa precisão a altura e o peso da criança. Se a mãe tiver a tensão alta ou se lhe for diagnosticado açúcar e / ou proteína na urina, será submetida a um acompanhamento médico muito rigoroso durante as próximas semanas e meses para detetar o mais rapidamente possível certos distúrbios na gravidez, as chamadas toxemias da gravidez.

Durante o exame, o médico também verifica se a mãe e a criança estão bem alimentadas com todos os nutrientes, minerais e oligoelementos necessários. Se necessário, recomendará uma mudança de alimentação ou suplementos adicionais de ferro, iodo, cálcio ou magnésio para evitar sintomas de deficiência.

Источник: https://www.bebitus.pt/guia/gravidez/meses-de-gravidez/gravidez-5o-mes.html

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: