Natação para bebés, conheça todos os benefícios!

Natação para bebés: conheça os benefícios – BLOG

Natação para bebés, conheça todos os benefícios!

Nadar é um ato natural para o bebé, uma vez que durante a gestação esteve envolvido num ambiente cercado de líquido. Contudo, com o tempo, essas lembranças do útero materno vão sendo perdidas, tornando o processo de aprendizagem da natação mais difícil. Assim, quanto mais cedo iniciar as aulas de natação para tirar proveito dessa habilidade espontânea, melhor! 

As primeiras braçadas do seu bebé

A natação para bebés é uma atividade que pretende potencializar o desenvolvimento do bebé nas áreas psicomotora, cognitiva, emocional e social, enquadradas com as habilidades que permitem uma adaptação e posterior autonomia no meio aquático.

Para as aulas é fundamental a presença de um adulto (mãe ou pai, preferencialmente), com o qual exista um forte vínculo afetivo. Este serve como mediador do processo de ensino-aprendizagem, sempre sob orientação do professor.

Os laços emocionais entre acompanhante e bebé são fortalecidos pelo contacto de pele que a atividade proporciona, bem como pelos momentos lúdicos e de aprendizagem que ambos vivenciam. São experiências únicas e irrepetíveis.

Segundo Gomes (1985, p.6), “o meio aquático proporciona à criança novas vivências e capacidades de adaptação, de tal modo que ela se depara com a oportunidade de, através das suas experiências aquáticas, estruturar o seu esquema corporal simultaneamente nos dois meios, terrestre e aquático.”

Saiba quando o seu bebé deve começar a praticar natação e quais os seus benefícios:

Qual a idade ideal para começar?

Segundo André Bastos, coordenador do HMC Sports, os bebés a partir dos 7 meses vão perdendo uma série de reflexos que lhes são inatos e que se acentuam aos 9 meses. Estes reflexos são muito úteis para a adaptação ao meio aquático. Por isso, recomenda que iniciem o seu contacto com a água mais cedo, assim que os pais se sentirem confortáveis.

Acrescenta que «o ideal seria começarem aos 4 meses, já que o bebé conserva um conjunto de capacidades que favorecem a sua adaptação. Têm a capacidade de flutuar e de mexerem o seu corpo dentro de água de forma relaxada. Mantêm a apneia reflexa que consiste em fechar a glote, ou seja, não engolem água nem têm a sensação de que se estão a afogar».

Outros estudos apontam para os 6 meses, já que nesta idade a criança apresenta um sistema imunitário mais forte (por se encontrar com a vacinação em dia).

01. Fortalece o sistema cardiorrespiratório

Ao trabalhar os membros e a respiração em simultâneo, o bebé fortalece a musculatura cardíaca, ocorrendo uma melhoria na sua resistência. Adicionalmente, amplia a capacidade do sistema respiratório e a regulação adequada à sua circulação sanguínea.

02. Desenvolvimento psicomotor

Permite ao bebé aumentar a sua força, agilidade e equilíbrio, o que é essencial para a aquisição de comportamentos físicos como gatinhar e andar.

03. Reforça a sua segurança e independência

Um estudo de uma faculdade alemã comprova que os bebés que praticam natação até 1 ano de idade adquirem mais autonomia e independência em fase adulta.

A razão prende-se com o facto de, na natação, o bebé ser confrontado desde cedo com a necessidade de se adaptar e “sobreviver” a um meio aquático que lhe é naturalmente adverso.

A par do desenvolvimento destas competências, o facto de aprender a adaptar-se ao meio aquático também irá conferir maior segurança contra riscos de afogamento.

04. Estimula o apetite e aumenta o sono

Com a prática da natação o bebé está mais predisposto a comer, pois as aulas estimulam o apetite. Os exercícios na água deixam-no relaxado, e, com isso, dorme melhor. Consequentemente, melhora o seu comportamento ao longo do dia.

05. Promove o vínculo entre os pais e o bebé

Por terem de passar mais tempo com o bebé, os pais dão-lhe mais atenção e carinho. Dessa forma, é fortalecido o vínculo afetivo entre eles.

06. Ajuda na socialização

As aulas de natação permitem ao bebé interagir com outras crianças. Essa convivência ajudará o seu filho a relacionar-se melhor e facilitará a realização de atividades junto com outras pessoas.

07. Fortalece o sistema imunitário

Um dos benefícios mais importantes da natação para bebés é o fortalecimento do sistema imunitário, isto porque o sistema do seu bebé acostuma-se a uma série de circunstâncias.
Como tal, problemas como asma, otites e resfriados serão cada vez menos frequentes.

Agora que você já conhece os principais benefícios da natação quando praticada desde cedo, é importante encontrar o lugar adequado para inscrever o seu bebé na natação. Quer uma dica?

Источник: https://www.hmcsports.pt/blog/natacao-para-bebes-conheca-os-beneficios/

Conheça os benefícios da natação para os bebês | 4Fit Academia

Natação para bebés, conheça todos os benefícios!

Não há um consenso dos pediatras quanto à idade ideal para que os bebês comecem a nadar.

Alguns médicos consideram seguro iniciar os pequenos na piscina logo aos três meses de idade; mas a maioria recomenda esperar até os seis meses, após  finalizar o primeiro ciclo de vacinação, quando o bebê está menos suscetível a infecções, e os pais podem ficar mais tranquilos, sabendo que seu filho estará seguro na água.

A 4FIT oferece planos de natação para crianças e bebês a partir dos seis meses, o 4KIDS. O programa é dividido em turmas de acordo com a idade, e as aulas visam auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e social dos pequenos.

Para os bebês entre seis meses e dois anos, as atividades são recreacionais, feitas com a ajuda de um dos pais, que ajudam na adaptação dos filhos ao meio líquido e fazem com que os bebês se sintam mais seguros.

Os benefícios  físicos e psicológicos dessas aulas são muitos e bastante relevantes para a formação de crianças e adultos mais saudáveis. 

SEIS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA BEBÊS A PARTIR DOS SEIS MESES

Entre as vantagens no desenvolvimento físico, psíquico, motor, entre outros, destacamos cinco. Nós já adiantamos um pouquinho sobre os benefícios de colocar seu pequeno logo cedo na natação. Mas, nesta seção, vamos aprofundar mais sobre esse assunto. Confira os prós da natação para seu filho ainda bebê.

Familiaridade e segurança na água

Bebês são naturalmente familiarizados com o meio líquido, pois guardam memória da placenta, e os banhos em banheira ajudam a manter essa relação.

Ao entrar na piscina aos seis meses de idade, muitos bebês ainda conservam movimentos naturais que, quando não estimulados, são perdidos.

Por isso, é importante que os pequenos se mantenham em contato com o meio aquático, pois facilita o aprendizado e aumenta a segurança das crianças para nadar em piscinas e no mar. 

Fortalecimento dos laços afetivos entre pais e filhos

A segurança dos bebês na água passa, também, pela presença de um dos pais na piscina, principalmente durante as primeiras aulas. Fora isso, em tempos tão corridos, em que os adultos estão sempre imersos em inúmeras obrigações, ter um tempo para aproveitar uma atividade com o bebê é mais uma forma de estreitar os laços afetivos. 

Melhora a capacidade cardiorrespiratória e previne o surgimento de doenças ao longo da vida

As atividades na água, mesmo antes de o bebê começar a aprender os movimentos de natação oficiais, fortalecem a musculatura do tórax, ajudando o bebê a respirar melhor.

Esse fortalecimento muscular ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e é importante tanto para bebês que apresentam algum problema respiratório, como asma, quanto para prevenir o surgimento de doenças no sistema respiratório e no sistema cardiovascular ao longo da vida, desde que os hábitos saudáveis adquiridos na infância sejam mantidos.

Aumenta o apetite e ajuda a criar bons hábitos alimentares

A natação é uma atividade de alto gasto calórico, ou seja, o bebê gasta bastante energia para bater braços e pernas na água e sente mais fome depois das aulas, o que ajuda na alimentação, principalmente porque nessa idade é quando se inicia a introdução alimentar. 

Os pais devem aproveitar o apetite dos bebês para oferecer uma variedade maior de alimentos saudáveis, pois as chances de serem bem aceitos pelos pequenos é maior. Assim, é possível enriquecer o cardápio e fica mais fácil criar hábitos alimentares saudáveis.

Além dos músculos torácicos, a natação desenvolve músculos e articulações de todo o corpo dos bebês, fortalecendo e dando mais resistência à musculatura.

Músculos mais fortes são fundamentais para que os bebês tenham boa coordenação motora e ajudam no equilíbrio, contribuindo para que engatinhem e comecem a andar com mais segurança e firmeza.

Melhora a qualidade do sono

Pelo alto gasto energético, as aulas de natação ajudam os bebês a terem uma boa rotina de sono, e o sono é o momento em que os pequenos fixam seus aprendizados. 

A National Sleep Foundation (EUA) afirma que dormir é tão determinante para o desenvolvimento dos bebês quanto comer, pois durante o sono são liberados hormônios, como o do crescimento, e há a regulação de outros hormônios, como a dopamina e a noradrenalina, que ajudam a solidificar tudo que o bebê aprendeu ao longo do dia, como falar, comer sozinho e andar.

Por

4fit Academia

A 4 Fit conta com os mais variados tipos de atividades e serviços, entre eles: Natação Adulto; Programa 4 Kids de Natação Infantil; Treinamento para Maratonas Aquáticas e Programa de Condicionamento na piscina (hidroginástica). Também realizamos aulas em grupo e com personal trainer.

Источник: https://www.4fit.com.br/conheca-os-beneficios-da-natacao-para-os-bebes/

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: