Nomes do menina de origem Aramaico

Veja 40 nomes de menina com muito significado para se inspirar! – Bebê em Foco

Nomes do menina   de origem Aramaico

  • Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder – isso porque, acredita-se que o que se diz ao Universo ele retribui;
  • Pensando nisso, a escolha de um nome pode ser mais importante do que se imagina;
  • Essa não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, o Bebê em Foco listou 40 nomes para meninas com bons significados.

Você provavelmente já ouviu falar que as palavras têm poder – isso porque, acredita-se que o que se diz ao Universo ele retribui.

Então os nomes devem trazer o que você deseja para o seu bebê: força, luz, paz, sabedoria entre outros. Pensando nisso, a escolha de um nome pode ser mais importante do que se imagina. Mas, não se engane! Essa não é uma tarefa fácil.

Há uma imensa variedade de origens e significados fortes, delicados, imponentes e místicos. Pensando nisso, o Bebê em foco listou 40 nomes para meninas com bons significados.

Qual a importância de escolher um nome?

Você sabe a importância de escolher o nome? (Foto: reprodução/ Freepick)

Quando se sonha em ter filho a pergunta que não quer calar, antes mesmo da concretização da ideia é: qual será o nome? Pensar nisso é uma coisa quase involuntária. Antes que se perceba, a pessoa já está selecionando os favoritos.

Para um casal, falar em nome dos filhos é um momento pra lá de especial. Alguns sempre tiveram um em mente, outros pedem ajuda da família. Existem aqueles pais que fazem homenagens e há quem escolha de improviso. Mas, é importante saber que o nome tem muito poder.

Muito além do significado terminológico, o principal motivo para acreditar no poder que o nome tem sobre a vida da pessoa, é o sentido que se dá a ele.

O nome de uma pessoa traz uma história, traz páginas escritas e também valores e crenças. É uma identidade e não um rótulo, por isso é importante se conectar com ele.

E para ajudá-los nessa escolha, listamos alguns nomes de meninas com significados fortes.

Nomes curtos

Nomes curtos são muito procurados (Foto: reprodução/ Freepick)

Ada: significa pessoa feliz e próspera. Do hebraico Adah, quer dizer ornamento ou beleza.

Agnes: vem do latim, Agnes, e do grego, Hagné, que quer dizer puro, casto e santo.

Aimê: este nome vem do francês Aimée e significa amada e querida.

Ana: origina-se do hebraico Hannah. Quer dizer graça, misericórdia, ou “benéfica, que tem compaixão”. É o nome da mãe da Virgem Maria e um dos mais populares no mundo todo.

Cora: este nome vem do grego Kóre, que significa “moça virgem, jovem, donzela”.

Dara: tem origem no iorubá, uma língua nigero-congolesa, e significa “a mais bela”.

Iara: a palavra vem do tupi. Para alguns autores, de Ig-iara, quer dizer “água e senhora”, isto é, “senhora das águas”. Outros acreditam que a origem é Yara, “a que fica acima”, “a que supera”.

Ísis: equivale a “deusa suprema”, do egípcio Ast, “deusa suprema, espírito supremo”.

Lara: a palavra tem origem grega,  e significa pessoa “vitoriosa”.

Zoe: o nome de origem grega,  quer dizer “cheia de vida”

Nomes fortes

Muitos pais buscam por nomes fortes (Foto: reprodução/ Freepick)

Adail: o nome vem do árabe Addalíl, que significa, guia. Em português, Adail é “chefe ou guia de soldados”, “defensor dedicado” ou “mentor”.

Alexandra: feminino de Alexandre e de origem Grega, significa defensora da humanidade:

Beatriz: do latim Beatrix, o nome associa-se a beata, bem-aventurada ou “aquela que faz alguém feliz”.

Elisabete: este nome tem origem hebraica. Eli-zabad significa”Deus dá”. Alguns autores interpretam como “consagrada a Deus”. É o nome da atual e de outras rainhas da Inglaterra.

Flora: nome da deusa romana das flores e da primavera. Vem do latim Florus.

Frida: esse nome tem origem germânica e significa “a pacifica”, “aquela que traz a paz” ou “princesa da paz”. Por causa da história de autenticidade, coragem e liberdade da famosa artista mexicana Frida Kahlo, esse nome é normalmente associado a personalidades fortes e firmes.

Petra: este nome é a versão feminina de Pedro e significa, literalmente, pedra – que normalmente está relacionada à ideia de força e firmeza. A palavra vem do grego pétros.

Lorena: significa “reino de Lotário” ou “reino da famosa guerreira”. Tem origem no francês Lorraine. Este nome atribui significados de “fama” e “glória” e reflete os atributos virtuosos de honra e orgulho.

Morgana: tem origem celta, e significa “rodeada de mar”.

Uyara: tem a mesma raiz de Iara, este nome é indígena e vem do tupi Yara, cujo significado é “senhora”, “dona” e “dominadora”.

Nomes compostos

Os nomes compostos são muito escolhidos (Foto: reprodução/ Freepick)

Ana Clara: significa “mulher clara cheia de graça”, “mulher brilhante e graciosa”, “mulher ilustre pela sua graça”.

Ana Carolina: significa “pequena mulher do povo graciosa”, “pequena mulher do povo cheia de graça”, “mulher do povo doce e graciosa”.

Ana Luíza: esse nome tem relação com “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa” ou “famosa na guerra com muita graça”.

Ana Júlia: significa “jovem graciosa”, “graciosa e fofa”, “graciosa filha de Júpiter”.

Ana Paula: quer dizer “mulher pequena cheia de graça”, “mulher graciosa de baixa estatura”

Maria Clara: traz a ideia de “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou “mulher pura e luminosa”, “mulher virgem e ilustre”.

Maria Eduarda: significa “senhora soberana guardiã das riquezas”, “senhora soberana rica guardiã” ou “mulher pura que guarda as riquezas”, “guardiã virgem e rica”.

Maria Fernanda: significa “senhora soberana e ousada”, “a pura ousadia para alcançar a paz” ou “vidente ousada que deseja atingir a paz”.

Maria Rita: quer dizer “mulher pura e iluminada”, “sua virtude é uma pérola”, “pérola pura”, “aquela que ama e ilumina”.

Maria Antônia: significa “senhora valiosa”, “pura de valor inestimável” ou “vidente sem preço”.

Nomes tradicionais

Nomes para meninas (Foto: reprodução/ Freepick)

Alice: vem do grego Alethos, quer dizer real, verdadeira. O nome ficou consagrado com a menina de vestido azul-claro e imaginação fértil, criada por Lewis Carrol, em Alice no País das Maravilhas.

Aparecida: está associado à aparição da Virgem Maria. É um nome muito comum no Brasil, geralmente precedido de Maria. Muito do apelo deste nome está em Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do nosso país.

Catarina: significa pessoa pura. Do grego Aika tharina, que originou a forma latina Katharina, inspirada em Katharós, que quer dizer puro, imaculado. Esse nome costuma ser muito usado pela realeza.

Fernanda: feminino de Fernando e de origem germânica, significa ousada e corajosa.

Gabriela: feminino de Gabriel, do hebraico Gabar-El, quer dizer “força de Deus”, “homem de Deus” ou “enviado de Deus”. Gabriel é o anjo que anunciou a Maria que ela seria Mãe do salvador, mencionado no Antigo e no Novo Testamentos.

Júlia: é a forma feminina de Júlio, que com o tempo passou a significar uma pessoa cheia de juventude.

Sandra: o nome Sandra remete a ideia de uma verdadeira heroína. Este nome vem do grego Aléxandros. A palavra une os termos aléxo, que quer dizer “repelir, defender ou proteger”, e andrós, que significa “homem”, ou seja, a “protetora da humanidade”.

Bruna: significa “morena”, “bronzeada”, “marrom”; “da cor do fogo”. O nome tem origem germânica e nórdica. Surge a partir da palavra brun, que literalmente significa “marrom, moreno” e, possivelmente, do nórdico brun, que significa “da cor do fogo”.

Priscila: este nome remete a ideia daquela que “que veio do passado” e tem origem no latim. Alguns autores também traduzem como respeitoso e venerável.

Vera: significa verdadeira, do latim Verus, Ver ou veris, se atribuem à primavera. Já o nome de origem russa, Wjera, traz o significado de fé e crença. É considerado também como abreviação de Verônica.

Источник: https://www.bebeemfoco.com.br/pra-saber/veja-40-nomes-de-menina-com-muito-significado-para-se-inspirar/

Nomes de bebê: 30 opções com significado para ajudar você na escolha

Nomes do menina   de origem Aramaico

A escolha do nome do bebê é um dos momentos mais felizes durante a gestação. Ficar imaginando a carinha do pequeno e como será chamado é uma delícia!

Nessa hora vale a pena ter muita calma e pensar bastante antes da decisão final.

Algumas mamães já tem o nome do bebê escolhido mesmo antes de estarem grávidas. Pode ter vindo de um familiar antigo, de um filme ou de um livro… mas você sabe o significado desse nome?

A história e o significado dos nomes tem bastante influência na personalidade e na formação da pessoa.

Determinar também a origem do nome que a mamãe deseja pode ajudar bastante na escolha! Famílias com descendência estrangeira, muitas vezes buscam em nomes de familiares e antepassados uma maneira de perpetuar a família e suas tradições.

Para ajudar a mamãe nesse caminho, o site Lá Vem Bebê separou 30 nomes especiais e seus significados.

Quem sabe o nome do seu bebê não está aqui?

Nomes de bebê para MENINAS

Agatha: Nome de origem grega, tem como significado “aquela que é sempre gentil”. Sua origem vem da palavra “Agathos” , aquele que é bom.

Meninas com esse nome tendem a ser criativas e a ver a vida com bastante leveza.

Um nome forte e imponente, que traz consigo a história de várias personalidades famosas como a escritora Agatha Christie e a atriz brasileira Ágata Moreira.

Ananda: Com origem no sânscrito, que dizer “alegria”. As pessoas regidas por este nome são a pura expressão da felicidade. O nome também tem relação com o Budismo. O discípulo preferido de Buda chamava-se Anand, sendo este nome frequentemente ligado à pessoas humildes e iluminadas.

Betina: Uma variação do diminutivo de Elisabeth tem como significado “a promessa de Deus”. Sua origem é hebraica, derivando aqui no Brasil, da grafia inglesa do nome. Delicadas e tranquilas, as meninas com este nome costumam ser bastante calmas.

Clarice– Derivado do nome “Clara”, traz a luz em seu nome. Tem sua origem no latim clarus. Sua variação tem duas possíveis histórias. A primeira, diz que o nome aparece na França Medieval, como corruptela de Claritia. Sua popularização, segundo uma outra possibilidade, acontece no século 18, quando Santa Clara de Assis inicia a ordem das Clarissas.

Gabriela: Tem origem hebraica, na forma do masculino “Gabriel”. Significa “mulher de Deus”. As donas desse nome tem como característica de personalidade o perfeccionismo. Gostam das coisas certinhas e odeiam quando algo sai do seu controle.

Isis: Este nome cheio de personalidade vem do Grego e tem como significado principal “nasci de mim mesma”. Também é relacionado ao nome da Deusa egípcia Isis, mulher de hórus, significa a mãe da fertilidade.

Janaína: O nome de origem africana é relacionado à Orixá Iemanjá. Seu significado é “rainha do mar”. Para alguns historiadores, o nome também pode ter origem na expressão portuguesa “Jana”que tem ligação com fadas, sereias e seres mágicos.

Juliana: Existem duas explicações para a etimologia do nome. A primeira tem como base a variação de Júlio, quem em grego, que dizer “aquele que tem cabelos negros”. Uma outra teoria relaciona o nome de bebê com  planeta Júpiter, sendo, nesse caso, a tradução de “a filha de Júpiter”.

Leonora: A iluminada. Esse é o siginificado desse nome doce e leve. Ele vem do francês antigo, como uma variação de Leonor, que por sua vez, vem de Helena. Meninas que tem esse nome costumam ser muito atentas e inteligentes.

Liz: Diminutivo de Elizabeth, é bastante comum na Inglaterra e nos Estados Unidos. É um nome muito suave e, por ser curto, fácil de ser combinado com diferentes sobrenomes. No hebraico significa “meu Deus é um juramento”. Para alguns, a origem do nome vem do Francês e quer dizer lírio.

Maíra: Nome de origem Tupi que quer dizer “heroína mística”. Para alguns a tradução também pode ser “a branca estrangeira”. É conhecido como um nome genuinamente brasileiro.

Morgana: Tem origem Celta e significa circundada pelo mar. O nome ficou ligado à bruxaria e rituais místicos em função da lenda do Rei Arthur, onde a maior rival do protagonista levava esse nome.

Nina: A origem do nome é bastante controversa. Enquanto alguns acreditam que tenha origem no Italiano, como diminutivo de Antoninna, alguns atribuem ao Quíchua, um idioma indígena. Para eles o nome significa Fogo.

Pétria: Variação feminina para Pedro. Tem sua origem no latim e como significado “pedra”. São mulheres de personalidade forte e bastante decididas. Sua opiniões e seu caráter seguem a etimologia do seu nome.

Vivian: Nome muito comum nos países de língua inglesa. Tem origem no Latim  e quer dizer vitalidade.

Nomes de Bebês para MENINOS

Álvaro– Com origem germânica, o nome quer dizer “aquele que é atento a tudo e todos”. Os meninos com esse nome costumam ser espertos e com personalidade tranqüila.

Arturo– Este nome tem origem Celta e, nessa língua, significa “o urso”. Esta também é a forma usada em Italiano para o nome Arthur.

Ben– Esse nome curto e fofo é uma contração do nome Benjamin. Com origem no Hebraico, Ben significa “o filho”.  Muito utilizado nos países de língua inglesa, vem se tornando cada vez mais encontrado aqui no Brasil.

Bernardo– De origem alemã, os que tem esse nome podem também ser conhecidos como “fortes como ursos”.

Breno– Nome de origem Romana, surge a partir dos nomes dos grandes líderes dos exércitos, os Brennus. Sendo assim, o significado deste nome é aquele que lidera, o chefe.

Diego– Há alguma controvérsia sobre a origem do nome. A mais aceita é que seria uma variação espanhola, e teria como significado aquele que aconselha ou aquele que é instruído. Sua variação, Diogo, também é bastante utilizada. Nos últimos anos, tem ficado meio esquecido pelas mamães.

Felipe– Aquele que é gosta de cavalos. Com origem grega, o nome vem das palavras Philos- amigo e Hippos- cavalo.

Francisco– O nome Francisco vem de duas origens. A primeira, germânica, deriva de Frank e o sufixo isk, que determinam o significado “Francês livre”.

Júlio– Com origem latina, deriva de Iulos, que significa o que é “macio”, “fofo”, como referência à pele dos jovens antes do nascimento da barba. Assim, o significado principal deste nome é jovialidade.

Max– Derivado dos nomes Maximiliano ou Máximo, tem origem latina e significa o maior, o mais alto.

Noah– Muito utilizado nos países de língua inglesa, Noah é um nome de bebê que tem feito bastante sucesso entre as mamães. Em Português, Noé, tem como significado “longa vida”.

Pedro– Tem origem na palavra grega petra. Quer dizer, literalmente, pedra. É um dos nomes mais difundidos em todo o mundo e possui diversas traduções.

Renato– Do latim Renatus, significa aquele que renasceu. Este nome de bebê ficou esquecido por muitos anos, mas tomou força novamente depois da exibição de uma minissérie na TV.

Romeu–  Tem como significado principal “aquele que peregrina”. Com origem romana, faz alusão aos peregrinos que iam até Roma, os “Romeiros”.

Santiago– Nome ainda pouco utilizado aqui no Brasil, tem origem espanhola. A maioria dos historiadores, atribuem esta grafia a uma versão de Santo Iago, que, por sua vez, seria uma referência a Jacó, que em aramaico escrevia-se Yaaqobh.

Saber o significado do nome do bebê ajuda muito na escolha perfeita do nome para o seu pequeno!

Ajudou você? Ajude outras mamães e compartilhe esta lista com as mamães que ainda estão à procura do nome perfeito!

Источник: https://lavembebe.com.br/blog/nomes-de-bebe-30-opcoes-com-significado/

70 nomes bíblicos femininos poderosos e seus significados

Nomes do menina   de origem Aramaico

iStock

Por Cristiane Ckless
Atualizado em 24.11.20

A escolha do nome do bebê é um dos momentos mais difíceis na maternidade, não acha? Porque diante de tantos nomes lindos e incríveis, a dúvida é muito grande.

Muitas mães e pais religiosos optam por escolher nomes bíblicos femininos para suas pequenas pois, além de bonitos, têm significados profundos e importantes.

Foi pensando nisso que resolvemos sugerir para você algumas boas dicas de nomes de origem bíblica para meninas. Dos mais populares aos mais diferentes, são muitas opções e seus devidos conceitos!

Nomes bíblicos femininos mais populares

iStock

1. Abigail: do hebraico, significa “alegria do pai”;
2. Ada: do hebraico, significa “o Senhor concedeu benefícios”;
3. Adriele: do hebraico, significa “rebanho de Deus”;
4. Alexandra: do grego, significa “auxiliar dos homens”;
5.

Alice: de origem fenícia, significa “A verdadeira”;
6. Ana: do hebraico, significa “cheia de graça”;
7. Areta: do grego, significa “virtude”;
8. Ariel: do hebraico, quer dizer “leão de Deus”;
9. Ava: do hebraico, signinifica “água”;
10.

Berenice: do grego: “vitoriosa”;
11. Dalila: do hebraico, quer dizer “mulher”dócil”;
12. Damáris: do grego, quer dizer “bezerra”, “novilha” ou “esposa”;
13. Diana: do latim significa “divina”;
14. Diná: do hebraico significa “aquela que foi julgada”;
15.

Elisa: de origem hebraica, quer dizer “Deus é abundância”;

Veja também 5 dicas para não errar na escolha do nome do bebê

iStock

16. Ester: do hebraico, quer dizer “estrela”;
17. Eunice: do grego, significa “grande vitória”;
18. Eva: do hebraico, significa “vida” ;
19. Gabriela: do hebraico, significa “Enviada De Deus”;
20. Ieda: hebraico, significa “favo de mel”;
21.

Inês: do hebraico, quer dizer “a casta”;
22. Isabel: nome bíblico, quer dizer ”Que Se Dedica A Deus”;
23. Jéssica: do hebraico, quer dizer “abraçada pelo senhor”;
24. Joana: do hebraico, significa Deus é gracioso;
25.

Laura: do latim, significa “Coroa de folhas de louro”;
26. Lia: do hebraico, significa “vaca selvagem”;
27. Lorena: do grego, quer dizer “Energia e força”;
28. Madalena: do hebraico, significa “Cidade De Torres”;
29.

Manuela: do hebraico, significa “Deus conosco”;
30. Maria: do hebraico, significa “mulher soberana”;

iStock

31. Marta: do aramaico, significa”patroa”;
32. Nicole: do hebraico, “vitória do povo”;
33. Noêmia: origem hebraica, significa “flor do Belo”;
34. Penha: do hebraico, significa “montanha”;
35. Priscila: significa “pequena idosa”;
36.

Rafaela: do hebraico, significa “curada por Deus”;
37. Raquel: de origem hebraica, quer dizer “a pacífica”;
38. Rebeca: do hebraico, significa “Progenitora de Jacó”;
39. Rute: de origem hebraica, quer dizer “bela companheira”;
40.

Samanta: do aramaico, quer dizer “aquela que ouve”;
41. Sara: do hebraico, significa “senhora”;
42. Simone: do hebraico, quer dizer “aquela que ouve”;
43. Sophia: do latim, quer dizer “a sábia”;
44. Talita: do hebraico, significa criança;
45.

Verônica: do hebraico quer dizer “imagem verdadeira”.

Nomes bíblicos femininos diferentes

iStock

46. Agar/Hagar: do hebraico, quer dizer “estrangeira”, “fuga”, “aquela que escapou”;
47. Ayla: do latim, significa “luz da lua”, “luar”;
48. Arza: do hebraico, significa “vegetação de cedro”;
49. Ariela: do hebraico, também quer dizer “leão de Deus”;
50.

Betânia: do hebraico, siginifica “casa de tâmaras”;
51. Betel: do hebraico, significa “casa de Deus” ou “morada do Senhor”;
52. Cloé: do hebraico, significa “folhagem nova, viçosa”;
53. Drielle: quer dizer “rebanho de Deus”;
54. Efrata: do hebraico, quer dizer “honra”;
55.

Elisama: do hebraico, significa “Deus ouviu”;
56. Ellie: do hebraico, significa “luz”;
57. Hanâni: do hebraico, compaixão de Deus”;
58. Holda: do hebraico, que fazia previsões em jerusalém;
59. Ionice: do hebraico, significa “aquela que alcança muitas vitórias”;
60.

Jemime: do hebraico, significa “pomba”;

iStock

61. Nyanni: de origem hebraica, quer dizer “presente de Deus”;
62. Odaleia: do hebraico, significa “mulher afortunada”;
63. Safira: nome bíblico, significa ”Pedra Preciosa Na Cor Azul Celeste”;
64. Sarai: do hebraico, significa “princesa”;
65.

Yanis:do hebraico, quer dizer “presente de Deus”;
66. Yoná: do hebraico, significa “pomba”;
67. Zane: do hebraico; “Presente Gracioso A Deus”;
68. Zakia: do hebraico; significa “ pureza”;
69. Zara: do hebraico, quer dizer”luminosidade”;
70.

Zerlinda: do hebraico, “Lindo Amanhecer”.

Veja também Nomes de bebê: ideias fofas para facilitar sua escolha

São muitas opções maravilhosas para você batizar sua princesa, e que tal apresentar sua escolha com estilo? Aprenda como organizar uma festa de batizado!

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/nomes-biblicos-femininos/

10 nomes que expressam gratidão pela chegada do filho

Nomes do menina   de origem Aramaico

Na hora de escolher o nome do bebê, os pais podem levar em conta vários critérios, como a pronúncia delicada do termo, se ele possui ligação com a descendência da família ou então o que revela seu significado. E se a ideia for consultar a tradução da palavra, há um leque de possibilidades: algumas remetem à esperança, outras transmitem serenidade e existem também as que carregam a energia do verão.

Nesta linha, uma ideia interessante é registrar o pequeno com uma nomenclatura que lembre gratidão. Assim, além de eternizar qualidades positivas, de uma pessoa que valoriza o que recebe de bom, é uma forma de simbolizar o quão preciosa foi a chegada da criança. Que tal?

Confira só nossa seleção, que transita desde os nomes religiosos até os clássicos que nunca saem de moda! Pra quem decidir fugir do comum, temos também os internacionais, inclusive adotados por personalidades do mundo artístico:

1. Natan

De origem hebraica, Natan (ou Nathan) vem do termo “nathá”, que quer dizer “o que dá”. Por extensão, o nome é associado a outros significados emblemáticos, como “dádiva” ou “presente”, e possui correspondência religiosa por conta do personagem bíblico Natã, profeta e conselheiro do Rei Davi.

Além disso, o termo ganhou popularidade nos últimos anos por sua pronúncia fácil e que fica bela em vários idiomas. O legal é que quando o seu filho viajar para outros países ninguém vai ter dificuldade em chamá-lo pelo nome, já pensou?

Источник: https://bebe.abril.com.br/familia/10-nomes-que-expressam-gratidao-pela-chegada-do-filho/

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: