Nomes do menino de origem Maya com 5 letras

Nomes curtinhos para meninos e meninas: 66 opções com poucas letras e significados lindos

Nomes do menino   de origem Maya com 5 letras
IrinaPodverbnaya/Shutterstock | IrinaPodverbnaya/Shutterstock

Saber o significado dos nomes é algo que pode ajudar na escolha de como o bebê vai se chamar: assim, a decisão passa também pelo simbolismo de virtudes que os pais considerem valiosas, caso julguem que esse parâmetro é importante. Abaixo, separamos uma lista de nomes curtos femininos e masculinos cheios de significados especiais.

Nomes curtos para meninos

DinaPhoto/Shutterstock

1. André: o nome tem origem grega (Andreas) e é calcado no elemento andrós, que significa «másculo», «viril», «masculino».

2. Bem: variante de Ben, nome hebraico que significa «filho». Em português, «bem» está relacionado a «tudo aquilo que é bom», «virtude» e «pessoa amada».

3. Bento: vem do latim e quer dizer «louvado», «abençoado».

Monkey Business Images/Shutterstock

4. Caio: tem origem no latim (Caius) e significa «alegre», «contente», «feliz».

5. Cauã: é um nome brasileiro de origem tupi e significa, literalmente, «gavião».

6. Ciro: originário do grego (Kyros), quer dizer «senhor», «dotado de plena autoridade». Está ligado ao nome Kurush, denominação que os persas davam ao sol. Ciro, o Grande, foi o nome de um rei persa que se tornou célebre por ter conquistado a região da Babilônia.

NataliaDeriabina / Istock

7. Davi: nome com origem hebraica (Dawid, Dawídh) e significa «querido», «amado», «predileto».

8. Dom: é a abreviação do sobrenome escocês Domnhall, que siginifica «senhor do mundo». Significa também «dádiva», «presente de Deus». A palavra «dom», em português, quer dizer também talento, habilidade especial.

9. Enzo: quer dizer «gigante», «vencedor» e «príncipe do lar»; a origem não é totalmente pacificada, sendo atribuída a variantes em latim, italiano e alemão.

Jen Dunham/shutterstock

10. Eric: está relacionado às simbologias da águia: vitória, poder e autoridade. Tais noções são explicadas pela possível origem germânica do nome (Erarich, que quer dizer «aquele que reina como a águia»).

11. Gael: não há origem certa e nem significado totalmente coeso, mas o sentido mais aceito é «abençoado», «generoso».

12. Hélio: tem origem no grego (Helios) e era o nome da divindade do sol na mitologia grega.

MIA Studio/Shutterstock

13. Heitor: também de origem grega (Héktor); significa “aquele que aguenta”, relacionando-se à virtude da tenacidade. Heitor era o nome de um príncipe de Troia que participou na Guerra de Troia; na Iliada, de Homero, foi representado como um valoroso herói.

14. Iago: variação galesa e espanhola do nome Jacó, originário do hebraico Yaaqobh, que significa «calcanhar».

15. Ian: é uma variação gaélica escocesa para o nome João, derivado do hebraico Iohanan ou Yehokhanan. Significa «presente ou graça de Deus».

Iren_Geo/Shutterstock

16. Iuri: uma das origens atribuídas ao nome é hebraica (Uri); quer dizer «a luz de Deus». É também um diminutivo russo para o nome Jorge, de origem grega (Geórgios) e significa «agricultor», «aquele que trabalha com a terra».

17. Leoni: o nome aparece tanto como feminino, quanto masculino. Relaciona-se com a palavra «leão», simbolizando alguém tão valente quanto esse felino.

18. Liam: diminutivo irlandês para o nome William e significa «aquele cuja vontade é proteger».

Yuri Chen/shutterstock

19. Lucas: vem do grego Loukás, apelido de Loukanós, e significa «luminoso» ou «iluminado».

20. Martin: significa «guerreiro». De origem latina (Martinus), este nome está relacionado a Marte, deus romano da guerra.

21. Nero: era o nome de um famoso imperador romano. Tem origem no latim e indica força, coragem e valentia.

AleksandarNakic/istock

22. Noah: é «Noé» em inglês e significa «aquele que tem vida longa».

23. Omar: considerada a origem árabe (ámara) deste nome, seu significado é «aquele que tem uma vida longa» ou «homem cheio de vida». Há também a origem germânica (otmar), na qual o nome significa «ilustre pela riqueza».

24. Otto: tem origem germânica e indica riqueza e prosperidade.

Chernikovy Sisters / Shutterstock

25. Pedro: de origem grega (Pétros), significa «pedra», rochedo» e, assim, está ligado a noções de força, resistência e firmeza.

26. Rael: possivelmente, se origina de uma diminuição do nome Israel, que vem do hebraico e quer dizer «Deus sustentou». Outro significado é «príncipe de Deus».

27. Ravi: tem origem no sânscrito e significa «o sol», carregando consigo a simbologia desse astro (luz, poder,etc).

Patryk Kosmider/Shutterstock

28. Rui: quer dizer «famoso pela glória»; é de origem germânica (derivado do nome Roderick).

29. Téo: é uma abreviação de Teodoro; possui origem grega (théos) e significa «Deus».

30. Thór: na mitologia nórdica, era o deus do trovão. Está relacionado às ideias de força e proteção.

Zoia Kostina/shutterstock

31. Tom: diminutivo de Tomas, cuja origem é aramaica (ta'oma'); significa «gêmeo».

32. Vitor: quer dizer «vitorioso», «vencedor». Sua origem é latina.

33. Zion: pronuncia-se «Zaion» e é equivalente a Sião, em português. Na Bíblia, é o nome da terra prometida dos judeus; a palavra também é usada para se referir a Jerusalém. Está ligado às noções de algo sagrado.

Nomes curtos para meninas

pixelheadphoto digitalskillet/Shutterstock

1. Agnes: de origem latina, significa «pura», «casta», «dócil».

2. Alice: nome bastante popular na França e na Inglaterra, Alice significa «de qualidade nobre». As representações de “defensora” e “protetora” também são atribuídas a esse nome.

3. Ana: o nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer «graciosa, cheia de graça». O nome feminino, que reflete o sentido de dádiva ou oferta, foi bastante popular durante o Império Bizantino e Idade Média.

Por Lopolo/ShutterStock

4. Angel: é a variação espanhola ou inglesa para Ângela ou Ângelo e significa «mensageira dos deuses».

5. Bela: pode ser considerado o diminutivo de Isabela e significar «casta», «pura» ou «consagrada de Deus». Mas também ganha o significado do adjetivo bela, em português, que quer dizer «formosa» ou «bonita».

6. Bia: de origem grega (bías), quer dizer «forte», «poderosa». Pode ser considerado também um apelido para Beatriz – que deriva do latim Beatrice e significa «feliz»- ou de Bianca, que tem origem italiana e significa «branca».

Natalia Kirichenko/Shutterstock

7. Brenda: possivelmente, o nome tem origem escocesa e significa «pequeno corvo fêmea».

8. Cléo: do grego kléos, significa «glória», «revelação». Pode ser também um diminutivo para Cleópatra, que também tem origem grega (Kleopatra) e quer dizer «a glória do pai».

9. Dara: normalmente relacionado à sabedoria, o nome Dara tem muitas origens: na língua hebraica significa «misericórdia». Em persa, significa «rico» e em Khmer (idioma oficial do Camboja) quer dizer «estrela». Já em irlandês, tem o significado de «árvore de carvalho».

Katrina Elena/ Shutterstock

10. Elis: com diversas origens, esse nome quer dizer «de linhagem nobre», «o Senhor é meu Deus», «Deus é salvação».

11. Eloá: antes muito usado em meninos, o nome passou a ser mais popular entre o sexo feminino por causa da terminação «a». Com simples sonoridade, o nome não significa nada menos do que «Deus», que tem como origem Eloah, do hebraico.

12. Emma: surgiu na Inglaterra por volta do ano de 1002: a rainha da Normandia chamava-se Emma, nome que acabou se tornando muito popular na região. É um terminologia feminina teutônica e significa “todo”, “universal”.

NadyaEugene/Shutterstock

13. Ester: significa «estrela» e tem diversas origens, entre elas o hebraico (Esther) e o latim (Stella).

14. Eva: o nome Eva tem origem no hebraico (Haww’ ou Havah) e quer dizer «ela viveu», «a que vive”, “dá vida”, “a vivente». É nome da personagem bíblica relatada no livro de Gênesis, no Antigo Testamento, como a primeira mulher da humanidade, criada por Deus.

15. Flora: era a deusa das flores e da primavera na mitologia romana. Tem significado relacionado a uma pessoa «florida», cheia de cores e de bem com a natureza.

Vivid Pixels/Shutterstock

16. Gaia: é a «Mãe Terra» na mitologia grega. O nome indica uma mulher forte, dona do mundo e com grande capacidade geradora.

17. Iara: de origem indígena, quer dizer «mãe d'água», «senhora das águas», «a beleza das águas» ou «dominadora».

18. Isis: nome da deusa egípcia da fertilidade e da maternidade, símbolo feminino e matriarcal. A versão grega deste nome significa «eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém».

Flashon Studio/shutterstock

19. Ivy: tem origem no inglês (Ivi, Yvi), que significa «hera», nome de uma planta do tipo trepadeira.

20. Lia: significa «vaca selvagem» (do hebraico, Leah) ou, para os gregos, «aquela que é portadora de boas notícias». Outros significados indicam «aquela que tem olhos doces».

21. Lis (ou Liz): a flor-de-lis era um símbolo da realeza francesa que indicava poder, soberania e lealdade.

Henry Olden/Shutterstock

22. Lívia: significa «clara», «pálida», «lívida». É a versão feminina de Lívio, de origem latina (liviu).

23. Luma: o nome provavelmente é uma variação de Luna, que significa «lua» ou «brilhante» com origem no latim. O nome seria ainda atribuído à deusa romana da lua.

24. Maia: o significado é «grande”, «mãe», «aquela que dá a vida». Também remete à Deusa da mitologia grega que reinava na primavera, deu origem ao nome do mês de maio e indica fertilidade da terra e a possibilidade do renascimento.

ucchie79/Shutterstock

25. Maria: é um dos nomes mais populares para meninas. O significado é «senhora soberana» ou «a pura».

26. Mel: significa “dócil”, “suave”, provavelmente derivando do grego meli ou do latim mel.

27. Mia: vem do escandinavo, fazendo referência a uma forma reduzida de Maria. Quer dizer “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?” e indica paciência, sensibilidade e força.

Ahturner / Shutterstock

28. Nina: era o nome da deusa da fertilidade na Assíria e na Babilônia. Tem o significado de «graciosa» e «protetora da fertilidade e dos mares».

29. Olga: deriva do escandinavo (Halag) e significa «consagrada a Deus», «santa, «sublime».

30. Paula: tem origem no latim (Paullus) e quer dizer “pequena”, “de baixa estatura” ou «delicada».

Patryk Kosmider/Shutterstock

31. Rosa: faz referência à flor homônima e tem o sentido de «bela flor».

32. Thaís: este nome tem origem grega e significa «contemplada pela sua formosura» ou «contemplada pela sua formosura».

33. Zoe: de origem grega, significa «vida» ou «cheia de vida», representando, assim, alguém que vive a vida com alegria e intensidade.

Nomes para bebês que são tendência

Источник: https://www.vix.com/pt/maes-e-bebes/567666/66-nomes-curtinhos-lindos-e-com-significados-muito-especiais-para-meninos-e-meninas

70 nomes bíblicos femininos poderosos e seus significados

Nomes do menino   de origem Maya com 5 letras

iStock

Por Cristiane Ckless
Atualizado em 24.11.20

A escolha do nome do bebê é um dos momentos mais difíceis na maternidade, não acha? Porque diante de tantos nomes lindos e incríveis, a dúvida é muito grande.

Muitas mães e pais religiosos optam por escolher nomes bíblicos femininos para suas pequenas pois, além de bonitos, têm significados profundos e importantes.

Foi pensando nisso que resolvemos sugerir para você algumas boas dicas de nomes de origem bíblica para meninas. Dos mais populares aos mais diferentes, são muitas opções e seus devidos conceitos!

Nomes bíblicos femininos mais populares

iStock

1. Abigail: do hebraico, significa “alegria do pai”;
2. Ada: do hebraico, significa “o Senhor concedeu benefícios”;
3. Adriele: do hebraico, significa “rebanho de Deus”;
4. Alexandra: do grego, significa “auxiliar dos homens”;
5.

Alice: de origem fenícia, significa “A verdadeira”;
6. Ana: do hebraico, significa “cheia de graça”;
7. Areta: do grego, significa “virtude”;
8. Ariel: do hebraico, quer dizer “leão de Deus”;
9. Ava: do hebraico, signinifica “água”;
10.

Berenice: do grego: “vitoriosa”;
11. Dalila: do hebraico, quer dizer “mulher”dócil”;
12. Damáris: do grego, quer dizer “bezerra”, “novilha” ou “esposa”;
13. Diana: do latim significa “divina”;
14. Diná: do hebraico significa “aquela que foi julgada”;
15.

Elisa: de origem hebraica, quer dizer “Deus é abundância”;

Veja também 5 dicas para não errar na escolha do nome do bebê

iStock

16. Ester: do hebraico, quer dizer “estrela”;
17. Eunice: do grego, significa “grande vitória”;
18. Eva: do hebraico, significa “vida” ;
19. Gabriela: do hebraico, significa “Enviada De Deus”;
20. Ieda: hebraico, significa “favo de mel”;
21.

Inês: do hebraico, quer dizer “a casta”;
22. Isabel: nome bíblico, quer dizer ”Que Se Dedica A Deus”;
23. Jéssica: do hebraico, quer dizer “abraçada pelo senhor”;
24. Joana: do hebraico, significa Deus é gracioso;
25.

Laura: do latim, significa “Coroa de folhas de louro”;
26. Lia: do hebraico, significa “vaca selvagem”;
27. Lorena: do grego, quer dizer “Energia e força”;
28. Madalena: do hebraico, significa “Cidade De Torres”;
29.

Manuela: do hebraico, significa “Deus conosco”;
30. Maria: do hebraico, significa “mulher soberana”;

iStock

31. Marta: do aramaico, significa”patroa”;
32. Nicole: do hebraico, “vitória do povo”;
33. Noêmia: origem hebraica, significa “flor do Belo”;
34. Penha: do hebraico, significa “montanha”;
35. Priscila: significa “pequena idosa”;
36.

Rafaela: do hebraico, significa “curada por Deus”;
37. Raquel: de origem hebraica, quer dizer “a pacífica”;
38. Rebeca: do hebraico, significa “Progenitora de Jacó”;
39. Rute: de origem hebraica, quer dizer “bela companheira”;
40.

Samanta: do aramaico, quer dizer “aquela que ouve”;
41. Sara: do hebraico, significa “senhora”;
42. Simone: do hebraico, quer dizer “aquela que ouve”;
43. Sophia: do latim, quer dizer “a sábia”;
44. Talita: do hebraico, significa criança;
45.

Verônica: do hebraico quer dizer “imagem verdadeira”.

Nomes bíblicos femininos diferentes

iStock

46. Agar/Hagar: do hebraico, quer dizer “estrangeira”, “fuga”, “aquela que escapou”;
47. Ayla: do latim, significa “luz da lua”, “luar”;
48. Arza: do hebraico, significa “vegetação de cedro”;
49. Ariela: do hebraico, também quer dizer “leão de Deus”;
50.

Betânia: do hebraico, siginifica “casa de tâmaras”;
51. Betel: do hebraico, significa “casa de Deus” ou “morada do Senhor”;
52. Cloé: do hebraico, significa “folhagem nova, viçosa”;
53. Drielle: quer dizer “rebanho de Deus”;
54. Efrata: do hebraico, quer dizer “honra”;
55.

Elisama: do hebraico, significa “Deus ouviu”;
56. Ellie: do hebraico, significa “luz”;
57. Hanâni: do hebraico, compaixão de Deus”;
58. Holda: do hebraico, que fazia previsões em jerusalém;
59. Ionice: do hebraico, significa “aquela que alcança muitas vitórias”;
60.

Jemime: do hebraico, significa “pomba”;

iStock

61. Nyanni: de origem hebraica, quer dizer “presente de Deus”;
62. Odaleia: do hebraico, significa “mulher afortunada”;
63. Safira: nome bíblico, significa ”Pedra Preciosa Na Cor Azul Celeste”;
64. Sarai: do hebraico, significa “princesa”;
65.

Yanis:do hebraico, quer dizer “presente de Deus”;
66. Yoná: do hebraico, significa “pomba”;
67. Zane: do hebraico; “Presente Gracioso A Deus”;
68. Zakia: do hebraico; significa “ pureza”;
69. Zara: do hebraico, quer dizer”luminosidade”;
70.

Zerlinda: do hebraico, “Lindo Amanhecer”.

Veja também Nomes de bebê: ideias fofas para facilitar sua escolha

São muitas opções maravilhosas para você batizar sua princesa, e que tal apresentar sua escolha com estilo? Aprenda como organizar uma festa de batizado!

Источник: https://www.dicasdemulher.com.br/nomes-biblicos-femininos/

16 nomes de bebês que trazem esperança no significado

Nomes do menino   de origem Maya com 5 letras

Em tempos difíceis, a notícia da chegada de um bebê pode ser motivo de respiro e renovação de energias. Ainda mais se o próprio nome do pequeno trouxer consigo significados de otimismo, né? Pois é, alguns queridinhos pelos pais e outros menos comuns no Brasil possuem traduções bastante emblemáticas, que giram em torno de florescimento, vida, luminosidade…

Como selecionamos termos de várias origens, algumas conotações podem se repetir – mas garantimos que cada pronúncia é singular e tem o seu próprio charme! Prepare o bloquinho de notas e confira estes 16 nomes que trazem esperança no significado:

1. Aurora

Na mitologia grega, Aurora era a deusa do alvorecer. Assim, todas as manhãs, ela anunciava a chegada do Sol, seu irmão, e o recolhimento da Lua, sua irmã.

Por isso, o termo latim é comumente associado àquela “que rompe o dia”.

Nada mais simbólico, né? O nome também faz referência ao fenômeno óptico da aurora boreal, quando o céu assume cores encantadoras em lugares de latitudes elevadas.

2. Saulo

De origem hebraica, o nome significa “aquele que foi conseguido por meio de orações”. No Novo Testamento, Saulo foi um dos apóstolos de Jesus Cristo. Por conta da carga religiosa, o termo era geralmente atribuído aos filhos que haviam sido ansiosamente desejados ou que os pais acreditavam ser frutos de um milagre.

3. Helena

O termo grego “hélê” quer dizer “raio de Sol”, e por isso o nome costuma significar “a resplandescente” ou “repleta de luz”. Nas lendas da Antiga Grécia, Helena era filha de Zeus e princesa de Esparta, e seu rapto deu origem à Guerra de Troia. Por conta de suas características físicas, o nome também virou símbolo de beleza transcendental.

4. Zoe

“Vida”. Tem significado mais emblemático? O nome, bastante popular nos últimos tempos por ter sido escolhido pela apresentadora Sabrina Sato para a sua filha, vem do grego. É encontrado no Brasil também como “Zoé”, e possui até data própria: em 5 de julho comemora-se o dia de Santa Zoe, uma mártir cristã.

5. Lucas

Lucas, Luca, Lucca… Independentemente da grafia, o nome deriva da mesma raiz, que quer dizer “luminoso” ou “aquele que traz luz”. Há quem diga que Lucas é de origem grega, indicando que era natural da Lucânia. Porém, a maioria concorda que seria um nome latino, conhecido por designar um dos apóstolos de Jesus Cristo, autor de um dos quatro evangelhos encontrados no Novo Testamento.

6. Florentina

A forma feminina do romano “Florentius”, que deriva do latim “florens”, carrega consigo um significado muito delicado: “florescente”. Na mitologia romana, Flora – uma de suas variações – era a deusa das flores e da primavera. Todas essas podem ser metáforas para simbolizar renovação

Источник: https://bebe.abril.com.br/familia/16-nomes-de-bebes-que-trazem-esperanca-no-significado/

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: