O oitavo mês de gravidez

▷ Oitavo Mês de Gravidez | 8 meses | Características Comuns

O oitavo mês de gravidez

O caminho foi longo até aqui, mas você ainda tem muitos momentos empolgantes esperando no oitavo mês da gravidez. No final da 37a semana, seu bebê já estará praticamente pronto.

Lembre-se, apenas cerca de 5 por cento dos bebês chegam exatamente na data prevista e a maioria das mulheres têm seus bebês entre as semanas 38 e 42. Isso significa que no final do oitavo mês de gravidez, você poderá entrar em trabalho de parto a qualquer momento.

Claro que, apesar de o trabalho de parto estar mais próximo, talvez você ainda tenha de esperar algumas semanas antes de o bebê nascer, então aproveite o tempo desse mês para se preparar.

Preparando-se Para O Parto

Preparar-se para o parto e prestar atenção aos sinais do trabalho de parto é muito importante nesse momento da gravidez.

Você saberá que está em trabalho de parto (que é diferente de sentir contrações de treinamento, as chamadas Braxton Hicks) quando as contrações forem regulares e ocorrerem com intervalos cada vez menores.

Quando estiver em trabalho de parto, você poderá sentir dores na região lombar, cólicas, ou pressão na área pélvica. Sua bolsa também pode estourar e talvez você veja sinais de sangue na secreção vaginal, conhecemos esse fenômeno como eliminação do “tampão” mucoso.

Não entre em pânico quando notar esses sinais de parto. Entre em contato com seu médico, pois ele poderá aconselhá-la sobre quanto tempo esperar em casa antes de ir para o hospital.

Sintomas Comuns No Oitavo Mês De Gravidez

Com oito meses de gravidez, você pode sentir alguns sintomas, mas fique tranquila, você já está quase lá. Nesse mês, os sintomas típicos da gravidez podem ser:

  • Falta de jeito
  • Seios vazando leite
  • Contrações de Braxton Hicks
  • Queimação
  • Indigestão
  • Desconforto generalizado devido ao tamanho de sua barriga
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Dificuldade para dormir
  • Incontinência urinária
  • Ondas de calor
  • Alterações de humor
  • Coceiras
  • Ganho de peso

Oito Meses de Gravidez: Mudanças Por Dentro E Por Fora

O Desenvolvimento De Seu Bebê: Seu bebê já terá “descido” a essa altura (se encaixado em sua pélvis) e ainda estará crescendo, mas um pouco mais devagar. Está ficando cada vez mais apertado em sua barriga, então você sentirá cada vez menos movimentos.

Mudanças Em Seu Corpo: Além das mudanças físicas, você pode estar se sentindo bastante sentimental. O tamanho de sua barriga também pode ser motivo para muita gente oferecer conselhos e talvez você esteja se sentindo sobrecarregada, ansiosa, irritada, ou nervosa.

Talvez você esteja se sentindo um pouco impaciente também, mas saiba que seu bebê já está quase pronto para conhecê-la e só precisa de mais um pouco de tempo.

Se permita sentir e se adaptar e lembre-se que essa época é cheia de emoções mesmo, mas que passará – você conseguirá!

Lista Resumida Para O Oitavo Mês De Gravidez

  • Finalize o plano de parto: Talvez você já esteja elaborando seu plano de parto; lembre-se de ter cópias impressas para sua equipe médica.
  • Faça sua bolsa da maternidade e deixe-a perto da porta: Prepare sua bolsa da maternidade. Sua bolsa da maternidade normalmente deve conter todos os itens que você, seu parceiro e seu bebê precisarão durante o parto e durante a estada no hospital. Coloque também roupinhas e itens que seu bebê precisará usar no caminho para casa.
  • Faça uma viagem até o hospital: Planeje como você irá até o hospital quando chegar o momento. Verifique se há mais de uma rota de viagem, no caso de seu bebê decidir chegar no horário de rush. Se o hospital permitir, vá conhecer a ala da maternidade e aprenda para onde deve ir quando chegar ao hospital. Tenha os números de telefone das pessoas que a auxiliarão durante o parto e o endereço do hospital em seu telefone e no mural de recados de sua geladeira, por exemplo, para não precisar procurar esses detalhes na última hora.
  • Realize os toques finais: Utilize esse tempo para descansar e realizar os toques finais no quartinho do bebê e finalizar as medidas de segurança de sua casa. Se sentir relaxada é importante, então não encha seu calendário de compromissos e tente aproveitar esse momento.
  • Inicie atividades saudáveis: Há algumas atividades que você pode iniciar, como exercícios de Kegel e de respiração, prática de boa postura, e manter-se hidratada para se sentir mais confortável no oitavo mês de gravidez.
  • Registre-se para receber ainda mais dicas sobre gravidez.

Источник: https://www.pampers.com.br/gravidez/gravidez-semana-a-semana/oitavo-de-mes-de-gravidez

Oitavo mês de gravidez: entenda as contrações da reta final | MS

O oitavo mês de gravidez

Início » Gravidez » Gravidez Mês a Mês » Oitavo mês de gravidez: entenda as contrações da reta final

Você sabia que apenas 5% dos bebês nascem na data prevista?

A maioria das gestantes entra em trabalho de parto entre a 38ª e a 42ª, o que significa que está quase na sua hora!

O oitavo mês de gravidez engloba da 32ª até a 35ª semana de gestação:

Semana 32

Semana 33

Semana 34

Semana 35

Sabemos que você e o bebê tiveram uma longa caminhada juntos até aqui. Por isso, agora é importante preparar-se para as etapas finais.

Apesar de o parto estar perto, existem ainda alguns detalhes finais que seu bebê precisa ajustar antes de poder vir te conhecer.

Para saber quais, acompanhe nosso artigo abaixo!

Leia mais: Exercícios para grávidas (pré-parto): natação, respiratórios e mais

Sintomas do oitavo mês de gravidez

O 8º mês pode apresentar alguns sintomas diferentes dos percebidos até agora. Entre eles, podemos citar um bem característico de final de gestação, as contrações de Braxton, que explicaremos melhor a seguir:

Contrações de Braxton

Nomeada em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, este tipo de contração pode ser percebida no início do 8º mês.

Elas visam preparar o organismo para a hora do parto e são consideradas contrações de treinamento.

Comichão na pele

O comichão também pode ser entendido como coceiras na pele devido às mudanças hormonais que a gestante está enfrentando.

É possível que acomentam os braços, seios, quadril e barriga, causando erupções em alguns casos.

Azia

A azia é um sintoma muito comum nas gestantes após a 20ª semana de gravidez.

Isso porque os órgãos do sistema digestivo, como estômago e intestinos, estão comprimidos pelo útero, que precisa de um espaço ainda maior para abrigar o bebê.

Uma dica para reduzir esse sintoma é realizar refeições com pequenas porções, várias vezes ao dia, optando por alimentos leves e naturais.

Diarreia

A diarreia é um sintoma pouco frequente nas gestantes. Porém, quando acontece, sua causa muitas vezes está relacionada com alguma infecção alimentar ou até mesmo viroses, que se apresentam na forma de alterações intestinais.

Porém, é preciso ficar atenta à duração do sintoma, uma vez que, em casos raros, pode estar relacionado a uma condição mais grave, conhecida como impacção ou impactação fecal.

Outros sintomas

Existem outros sintomas característicos da gravidez, mas que se apresentam com maior intensidade no 8º mês de gestação, entre os quais podemos citar:

  • Indigestão;
  • Falta de ar;
  • Mudanças de humor;
  • Vazamento de leite;
  • Ondas de calor repentinas;
  • Azia e/ou queimação;
  • Fadiga.

Quanto pesa um bebê com 8 meses de gestação?

No 8º mês, por volta da 32ª semana, seu bebê estará pesando em torno de 1,7 kG e com aproximadamente 45 centímetros, que pode ser comparado com o tamanho de uma couve grande.

O 8º mês de gravidez é marcado pela movimentação do bebê, que estará cada mais vez para baixo da barriga, se encaixando na pélvis para a hora do parto.

Além disso, existem outros detalhes que estão sendo finalizados para a chegada do seu bebê, como:

Sistema nervoso desenvolvido

A partir da 32ª semana, seu bebê será capaz de reagir a sinais como dor, toque, som, luz e inclusive paladar.

O líquido amniótico começa a ganhar um gosto característico dos alimentos que a mãe ingere, o que faz com que o bebê consiga perceber diversos sabores ao longo do dia.

Limitação de movimentos

No 8º mês o bebê já está com quase 2kG e atingindo a marca de 50cm , podendo ser comparado ao tamanho de um repolho ou de um abacaxi.

Dessa forma, o espaço dentro do útero se torna menor e, consequentemente, limita os movimentos da criança, que terá sua agitação reduzida.

Aumento da gordura corporal

Neste estágio da gestação, o bebê já está com cerca de 15% de gordura corporal. A partir de agora, ele se concentra em adquirir cada vez mais gordura, a fim de suportar a diferença de temperatura fora do útero.

Formação do diafragma

A criança comumente irá apresentar soluços, que podem ser percebidos e sentidos pela mamãe.

Os soluços representam a formação e o desenvolvimento do diafragma e do sistema nervoso.

No início, podem ser meio incômodos para a gestante, porém, são necessários para o desenvolvimento da criança.

A partir do 8º mês de gestação é bem importante dar atenção aos sinais do trabalho de parto. Para isso, é preciso saber diferenciar as contrações de treinamento ou de Braxton das contrações de parto.

Leia mais: Como é um Parto normal? Dói muito?

Como identificar contrações do parto?

A principal diferença entre os dois tipos de contração está na intensidade e na duração.

Para saber melhor, ao sentir contrações, o recomendado é que marque o tempo entre uma e outra, para saber se elas possuem um ritmo e frequência.

Caso essa frequência e regularidade sejam confirmadas, então saiba que você está tendo contrações de parto!

Elas podem ser comparadas a uma cólica menstrual, além de apresentarem dor nas costas e, em alguns casos, o rompimento da bolsa.

Qual o tipo de parto?

Uma coisa bem importante de ser decidida antes da hora de ir pro hospital é o tipo de parto que você irá realizar.

Existem algumas mães que já vão decididas a realizar cesariana. Já outras desejam o parto normal.

Porém, a escolha deve ser avaliada junto ao médico, verificando as melhores condições para a saúde e conforto da mãe e do bebê.

Além das mudanças físicas, a gravidez traz diversas mudanças hormonais e sentimentais.

O importante é você se dar conta de uma coisa: logo logo seu bebê estará ai no seu colinho pronto para te dar muito amor!

Aproveite a situação para pedir ajuda sempre que sentir necessidade, além de conversar bastante com quem está acompanhando esse período gestacional sobre anseios e perspectivas para o futuro!

Se você conhece alguém que também está no final da gestação, compartilhe esse artigo com ela!

Источник: https://minutosaudavel.com.br/oitavo-mes-de-gravidez/

Gravidez 8º mês

O oitavo mês de gravidez

O último check-up importante (ecografia) também está programado para o oitavo mês. A mãe e o bebé estão agora quase no «reta final» para o parto.

O bebé no oitavo mês de gravidez: o desenvolvimento dos órgãos internos está quase completo

A partir do oitavo mês, o bebé concentra-se principalmente num maior crescimento em altura e aumento de peso até ao nascimento. No início da primeira semana deste mês, o bebé tem apenas 39 centímetros da cabeça aos pés e pesa cerca de 1.240 gramas. No final do mês, o comprimento do seu corpo será de cerca de 43 centímetros e o seu peso será de cerca de 1.775 gramas.

No oitavo mês da gravidez, o essencial do desenvolvimento dos órgãos internos da criança está concluído, e externamente também não se modificará muito até ao nascimento.

As funções dos órgãos continuarão a diferenciar-se nas próximas semanas. As funções do cérebro e do sistema nervoso, em particular, continuarão a desenvolver-se significativamente até à data do nascimento.

No momento do nascimento, o recém-nascido terá cerca de 100 bilhões de células nervosas cerebrais, que terão de durar o resto da sua vida, porque não se formarão mais células após o nascimento. Durante o oitavo mês, o crânio também passa por outra fase de crescimento.

A maturação do sistema imunológico do bebé ocorre durante o oitavo mês de gravidez. Através da placenta e cordão umbilical, os anticorpos são continuamente transferidos a partir do sangue da mãe.

Neste mês também se acumula gordura no corpo do bebé, ampliando constantemente as suas reservas de energia. Isso suaviza a pele, que agora é cor de rosa e bem irrigada. O bebé regula a sua temperatura de forma independente a partir do oitavo mês.

Nos meninos, os testículos saem do corpo e descem para o escroto. No oitavo mês, os bebés geralmente têm muito cabelo, que se mantém mesmo após o nascimento. As pestanas e as sobrancelhas também já estão completas. Para o meio do mês o lanugo começa a desaparecer gradualmente:

Desde o quarto mês, esta penugem fina cobriu completamente o corpo do bebé, impedindo, juntamente com o chamado vérnix caseoso, que a pele amolecesse devido ao líquido amniótico, protegendo-a também da pressão, dos golpes e de sacudidelas.

O útero está a ficar mais estreito para permitir que o bebé se mexa livremente. Os seus movimentos são reduzidos, mas é por isso que a mãe geralmente os sente com maior energia.

Alguns bebés já estão na postura final para nascer, enquanto outros podem levar ainda várias semanas para o fazer. Devido à sua maior necessidade de espaço, a quantidade de líquido amniótico irá diminuir gradualmente durante o oitavo mês.

A maturação pulmonar continua a progredir no oitavo mês de gravidez. Os pulmões do bebé agora podem encher-se completamente. O surfactante, a substância que previne o colapso e a aderência dos alvéolos, também se está a formar agora em maior extensão.

O risco de síndrome da dificuldade respiratória devido ao nascimento prematuro está a diminuir cada vez mais, mas só é completamente erradicado no final do nono mês, a partir da 36ª semana. Por esse motivo, um recém-nascido já não é então considerado um bebé prematuro. No entanto, quase todos os bebês nascidos no oitavo mês crescem sem problemas de saúde ou atrasos no desenvolvimento.

A mãe no oitavo mês: a data do parto começa a aproximar-se

No início do mês ainda restam cerca de onze semanas até a data calculada para o nascimento. Muitas mães agora começam a desejar o fim da gravidez. Alguns sofrem uma verdadeira quebra de ânimo; no entanto, essas fases são completamente normais e geralmente passam rapidamente.

Durante o oitavo mês de gravidez, o consumo de energia do bebé aumenta: para a mãe, isso reflete-se num aumento considerável do apetite.

No entanto, devido à pressão do útero no trato gastrointestinal, o seu corpo só é capaz de processar pequenas quantidades de alimento: o ideal é fazer várias pequenas refeições por dia e fazer lanches saudáveis entre as refeições. O peso corporal das mulheres grávidas aumenta cerca de 500 gramas por semana.

Muitas mulheres ainda se sentem muito em forma durante o oitavo mês de gravidez. Outras sofrem fadiga, falta de ar, retenção de líquidos ou «pernas pesadas». Exercícios moderados, como yoga para mulheres grávidas ou natação, podem aliviar esses sintomas. Nesta altura em particular devem ser levadas a sério as infeções, mesmo os resfriados inofensivos:

Источник: https://www.bebitus.pt/guia/gravidez/meses-de-gravidez/gravidez-8o-mes.html

8 meses de gestação: o que acontece nesse período

O oitavo mês de gravidez

O final da gravidez vai chegando e muitas mulheres ficam ainda mais ansiosas para finalmente ver a carinha do bebê. Nos 8 meses de gestação a barriga já cresceu bastante, mas o corpo continua trabalhando de forma contínua na formação do seu pequeno.

É aí que entra a curiosidade de muitas mamães: o que está acontecendo nessa etapa da gravidez? Que partes são formadas? Como me preparar para o parto?

Se você está nessa situação e quer entender um pouco melhor sobre o assunto, não deixe de ler esse artigo que preparamos especialmente para você! Vamos nessa? 

Quais alterações acontecem no corpo da mãe aos 8 meses de gestação?

O oitavo mês de gestação acontece entre a 32ª e 35ª semana. Nesse tempo, a gestante já ganhou por volta de 10 quilos. A barriga está firme, as costas vão ficando arqueadas, os seios doloridos, o colostro pode começar a descer e a bacia estira-se. O líquido amniótico aumenta ainda mais de volume, seguindo o aumento da camada de gordura no corpo do bebê.

Como a barriga já está consideravelmente grande e muitos dos órgãos estão comprimidos, muitas gestantes revelam dificuldade em caminhar e em respirar.

O ideal é que nesta fase, a gestante coma mais vezes ao dia, mas pequenas porções, justamente porque o bebê está ocupando parte do espaço que era do estômago.

Somado a isso, as pernas e os pés apresentam uma probabilidade maior ao inchaço, pois o organismo lida com a retenção de líquidos.

E não é só isto: dormir também não é lá uma maravilha, as micções maternas são mais frequentes e há aumento das secreções da vagina.

Estas são alguns acontecimentos relacionados à mamãe. Vamos ver agora o que ocorre com o pequeno?

E quanto ao bebê? Como se dá o desenvolvimento aos 8 meses de gestação?

O bebê passa por um rápido crescimento nesta fase, chegando ao final dos 8 meses de gestação com aproximadamente 45 centímetros e pesando 2,5 quilos. Como é de se esperar, ele já está grande para se mexer demais. Ele passa a ter movimentos menos bruscos, contudo, com mais força.

Esse período é marcado pelo crescimento da cabeça e do cérebro. A pele fica rosada, os membros alongam-se, as unhas passam o cobrir os dedos das mãos (não dos pés). A capacidade de sucção começa a se aperfeiçoar a fim de amamentar com facilidade.

Na maioria das vezes, o pequeno começa a se posicionar de cabeça para baixo, chegando lentamente à posição de encaixe. No entanto, caso isto não ocorra no 8º mês, pode acontecer mais para frente. 

Esse é o tempo de fortalecer a estrutura óssea do bebê, com exceção do crânio, que permanece com suas estruturas maleáveis e com espaço entre elas, justamente para facilitar a passagem. A natureza é muito sábia!!!

Os sentidos e sistemas também se encontram em pleno funcionamento — com exceção do respiratório, tendo em vista que a maturidade do pulmão varia de bebê para bebê. 

Se nascer antes de 37 semanas o bebê ainda é considerado prematuro. Mas, via de regra, os hospitais bem equipados dão excelente suporte para o bebê e não há motivo para maiores preocupações, caso isto ocorra. Não obstante seja considerado prematuro com 37 semanas, antes disto, com 8 meses, o aspecto do bebê já é bem parecido com o que terá no nascimento e seu corpo é muito proporcional. 

Uma curiosidade: Normalmente a gravidez de múltiplos vai até a 34ª a 37ª semana. 

O que fazer nesse tempo?

No 8º mês de gestação as demandas nutricionais do bebê são elevadas e, por este motivo, a mãe deve cuidar bem da sua alimentação, focando em alimentos ricos em vitaminas, ferro, fósforo, cálcio e ácido fólico.

Outro ponto envolve as movimentações físicas. Procure fazer caminhas leves e ficar com o pé para cima de modo a evitar o inchaço.

Para concluir, evite alguns alimentos, como cafés, açúcares, gordura e alimentos picantes, de forma a não sofrer com as temidas azias. O sal também deve ser reduzido para controlar a retenção de líquidos.

Nessa fase, as consultas de pré-natal devem ocorrer com frequência maior, pois assim fica mais fácil monitorar qualquer dificuldade — como a pré-eclâmpsia — ou a possibilidade de um parto normal.

Como lidar com a ansiedade nesse tempo?

Para ficar mais tranquila com essa situação, o melhor caminho é se preparar para a chegada do bebê. Veja algumas dicas: 

Siga com a sua rotina

Se você é mais caseira, está aí uma boa desculpa!!!! Desacelere a rotina. Essa é uma forma de preparar o corpo, curtir este momento e descansar. 

No entanto, se é muito ativa, não consegue ficar parada, continue com suas atividades, desde que esteja disposta fisicamente. Siga com seus programas porque depois que o bebê nascer, com certeza vai se ausentar por um tempinho. 

Entenda seu corpo 

Nesse momento pode ser que aconteçam contrações irregulares, mas nem sempre isso significa trabalho de parto. Também conhecidas como contrações de Braxton-Hicks, elas podem ser apenas um sinal. Por isso, entenda seu corpo e saiba que as contrações “verdadeiras” são mais fortes e regulares.

Se estiver cansada, procure descansar sem culpa. Faça o que o corpo pedir. Esta dica é muito útil para a mamãe de 1ª viagem, que realmente pode relaxar, ler vários livros sobre gravidez e recém nascidos. Já a mamãe de 2ª viagem ou mais, tem que dar conta dos filhos, mas qualquer coisa, peça ajuda e procure levar o dia a dia de forma mais leve. 

Respire fundo e lembre-se que essa é a reta final, então, aproveite.

Para compreender ainda melhor o que acontece em cada fase, aproveite e leia nosso texto sobre os segredos do 7º mês de gravidez. Nos encontramos por lá!

Источник: https://blog.mammybelt.com.br/8-meses-gestacao-o-que-acontece-gravidez/

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: