Uma mulher grávida pode comer limão?

O que a grávida pode e não pode beber?

Uma mulher grávida pode comer limão?

  • WhatsApp
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Deve-se dar preferência ao suco natural frente aos sucos de caixinha e néctares (Foto: Pexels )

Você sabia que até um chá pode ser danoso para a gestante, caso não sejam tomados os devidos cuidados ao escolher o tipo e a quantidade? Bebidas extremamente açúcaradas ou com presença de aditivos e corantes também devem ser retiradas do cardápio, pois, além de fazer mal ao organismo da mãe, podem gerar complicações no desenvolvimento do bebê.

Vale lembrar que, a partir de 24 ou 26 semanas, o bebê passa a engolir um pouco do líquido amniótico. Este sabor é afetado pelos alimentos e bebidas consumidos pela mãe. Isso acaba criando uma adaptação do bebê a paladares específicos desde o útero. 

Confira as dicas da nutricionista materno infantil e conlunista da CRESCER, Andreia Friques, sobre o consumo de diferentes bebidas durante a gravidez.

+ VOCÊS SENTIRAM MUITA FALTA DO ÁLCOOL DURANTE A GRAVIDEZ OU CONTINUARAM CONSUMINDO NORMALMENTE? Converse com outras mães sobre este assunto no FÓRUM CRESCER 

Água

Seja gestante ou não, é importante que todo mundo se mantenha bem hidratado. Contudo, a recomendação é que, no decorrer da gravidez e, principalmente, ao entrar no segundo semestre, a futura mãe aumente em cerca de 1 litro o volume de água que costuma consumir diariamente. «Não é uma regra.

O ideal é conversar sempre com  um nutricionista e avaliar o gasto calórico diário para chegar ao volume extra para o conumo de água.Como a água ajuda a regular a temperatura corporal, com mais hidratação, o organismo funciona melhor. Durante a gestação, ocorre a alteração na circulação sanguínea, no volume do líquido amniótico, e no funcionamento do intestino.

Todos esses fatores exigem que a mulher consuma mais água do que o normal», afirma Andreia.

A nutricionista também reforça que, no caso de mulheres que sofrem de muita náusea, existem algumas técnicas para tomar água sem que isso maximize o enjoo.

Uma opção é pingar algumas gotas de limão, pois a acidez ajuda na aceitação do líquido.

Também é possível ralar um pouco de gengibre na água ou no suco, para diminuir o enjoo ou até tomar água saborizada com frutas como morango, limão, laranja…

Sucos de frutas

Sucos naturais de frutas ou de polpas congeladas em casa são ótimas opções de bebidas durante qualquer fase da gravidez.

«Se houver alteração da glicemia da gestante, então é preciso procurar um profissional e evitar o consumo de açúcar, mesmo que natural. Então vale repensar o suco de laranja e de uva, por exemplo.

É sempre melhor comer a fruta em si do que o suco feito dela, já que, no segundo caso, a frutose cai livre no organismo e pode causar picos de insulina», explica a nutricionista.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

saiba mais

Refrigerante

Aditivos, corantes e açúcar em excesso não são nutricionalmente recomendados para ninguém, principalmente para gestantes. «Uma dieta rica em açúcar e em gordura acelera o metabolismo da criança, além de inflamar o corpo da mulher e do bebê, tornando-os ambientes mais hostis com a presença de alimentos e bebidas refinados e industrializados», complementa Andreia. 

Uma dica para quem não «vive sem refrigerante» é se preparar antes de engravidar. «É importante que a mãe já comece a mudar os hábitos antes da gestação, para que, quando chegue este momento, não seja tão difícil.

É preciso repensar a rotina, passar a ler rótulos antes de consumir qualquer que seja a bebida e entender o que traz benefícios e o que é prejudicial à saúde da mãe e do bebê. É fundamental entender a procedência e as composições de tudo o que é consumido.

O refrigerante, por exemplo, é um anti-alimento, já que além de não conter nutrientes, apresenta compostos que inibem a absorção do cálcio pelo organismo», reforça. Que tal substituir por água com gás e limão? 

Álcool

«Durante a gestação, a tolerância da grávida ao álcool deve ser zero.

De acordo com um estudo da Academia Americana de Pediatria, trinta minutos após o consumo de álcool, o nível da substância no organismo do bebê é igual ao da mãe.

Mas como o corpo dele é menor e o fígado ainda é imaturo e não está preparado para isso, é como se o feto tivesse consumido que a dose oito vezes maior que a dela», explica Andreia. 

saiba mais

Ninguém dúvida da impotância do cálcio em uma dieta balanceada. Mas o que poucos sabem é que nem sempre dependemos do leite da vaca para atingir a quantidade diária necessária desse mineral.

«O cálcio pode ser ingerido pelo leite, mas também por meio de quiejos, iogurte natural, leites vegetais enriquecidos, gergelim e vegetais em tom de verde escuro.

O importante é procurar ajuda médica e entender qual é a quantidade diária ideal de consumo para você», afirma a nutricionista. 

Bebidas fermentadas, como Kombucha e Kefir

De forma geral, são bebidas saudáveis para as gestantes, pois são ricas em probióticos. O kefir de leite é principalmente recomendado, mas o de água também pode ser consumido.

A atenção principal, neste caso, é para o modo de preparo caseiro do kefir, pois pode ser fácilmente contaminado quando feito sem cuidados, o que pode atrir microorganismos indesejados.

«Vale conversar com a sua nutricionista para entender qual é o melhor tipo para você e quais microorganismos podem ser benéficos para o seu corpo», explica.

Já com o kombucha, outra bebida fermentada, a questão é mais complexa. A maioria das opções da bebida é feita com base de chá verde, que contém cafeína e que, portanto, não é recomendedo para gestantes (saiba mais no próximo item). Leia o rótulo e confira se a base do kombucha que você deseja consumir é de chá cafeínado. Se for, evite.

saiba mais

A cafeína deve ser evitada ao máximo durante a gestação, pois é um estimulante cerebral para a mãe e também para o bebê. Por isso, o ideal é consumir a menor quantidade possível: café, chá verde, chá preto, chá branco e até chocolate (sim, o cacau possui cafeína!).

O café descafeínado também não é recomendado pelo processo altamente químico a que é submetido para remover a cafeína. As versões em cápsula ainda contêm a presença de plástico e de alumínio, materiais prejudiciais ao serem expostos a processos de alta temperatura.

 

Chá

Mesmo que sejam chás com base sem cafeína, nem sempre as ervas são recomendadas para gestantes. «As plantas têm ação fitoterápica, ou seja, realmente podem funcionar como medicina no nosso organismo.

Por causa disso, não recomendo que uma gestante consuma essas ervas em grande quantidade já que, muitas vezes, não sabe o efeito que será desencadeado nela e no bebê.

O ideal é dar preferência aos chás com base de frutas, como casca de abacaxi e de maçã,  e conversar com um profissional sobre o seu caso e das reações específicas para cada tipo de erva em seu organismo», explica Andreia. 

Você já curtiu Crescer no ?

Источник: https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Alimentacao/noticia/2019/09/o-que-gravida-pode-e-nao-pode-beber.html

Grávida pode tomar água com limão? A fruta pode ser consumida nesta fase?

Uma mulher grávida pode comer limão?

Veja a seguir se grávida pode tomar água com limão ou se o limão na gravidez faz mal por algum motivo específico que faz a mulher evitá-lo nessa fase.

Aproveite também para entender também se água com limão emagrece, veja os benefícios de tomar água com limão todos os dias e também conheça alguns alimentos perigosos que as grávidas devem evitar, se você está esperando um bebê.

Grávida pode tomar água com limão?

Os médicos afirmam que sim, pois com moderação, a água com limão na gravidez não faz mal, afinal o limão é uma fruta que oferece diversos benefícios para a saúde. Porém, é importante estar ciente dos prós e contras para fazer escolhas equilibradas e escolher sempre a fruta espremida na hora em vez de suco de limão processado ou velho.

Outro ponto importante é que o consumo excessivo de água com limão na gravidez pode levar à rápida desintoxicação, o que é inseguro durante este período.

Durante o primeiro trimestre, as mulheres frequentemente sofrem de náusea, o que leva a um desejo por algo cítrico ou azedo, e o limão é uma escolha comum. O suco de limão é absolutamente seguro para mulheres grávidas e não causará aborto espontâneo. Ou seja, a grávida pode tomar água com limão sem maiores preocupações.

No entanto, é sempre importante que a gestante consulte o seu ginecologista antes de incluir essa bebida em sua dieta, até porque, como tudo em exagero, o limão na gravidez faz mal.

1. Alcaliza o corpo

A água com limão ajuda a gerenciar os níveis de pH do corpo, além de ajudar a ter uma alcalinidade saudável.

Embora essa fruta seja de natureza ácida, ela apresenta características alcalinas, que ficam no corpo da mulher e aliviam os sintomas de acidose.

O pH do sangue também é uma indicação da disponibilidade de oxigênio para as células, e células bem oxigenadas são essenciais para o desenvolvimento do feto.

2. Facilita o trabalho de parto

O parto é estressante e doloroso, e beber suco de limão com mel facilita todo este processo. Este remédio natural irá funcionar se você começar a tomar suco de limão desde o 5º mês até o parto, mas é melhor consultar o seu ginecologista antes de introduzi-lo em sua dieta.

3. Alivia a constipação

A constipação é um problema muito comum durante a gravidez, e de acordo com o livro Natural Pregnancy Cookbook, escrito por Sonali Ruder, consumir um copo de suco de limão por dia ajuda a prevenir a constipação em mulheres grávidas.

A grávida pode tomar água com limão para estimular o fígado e aumentar os movimentos do peristaltismo, estimulando as entranhas a eliminar os resíduos do corpo.

4. Faz bem para os ossos e a saúde do bebê

A água com limão é uma rica fonte de magnésio e cálcio que melhora a saúde e o desenvolvimento dos ossos, tanto da futura mamãe como do bebê que está para nascer.

Os limões também contêm potássio, que ajuda a nutrir as células do cérebro e nervos, e é conhecido por ajudar no desenvolvimento ósseo do feto.

5. Hidrata

A grávida pode tomar água com limão para se manter hidratada, o que é muito importante durante a gravidez para evitar complicações como dores de cabeça, náuseas, edema, tontura e cãibras.

6. Melhora a pressão arterial

Tomar água com limão na gravidez melhora a pressão arterial pois o teor de vitamina dos limões fortalece os vasos sanguíneos e os mantém flexíveis, o que consequentemente impede qualquer hemorragia interna e desempenha um papel eficaz na redução da pressão arterial elevada.

Sabe-se também que essa fruta reduz os níveis de colesterol.

7. Trata o enjoo matinal

De acordo com a American Pregnancy Association, embora não haja evidências científicas, sabe-se que os limões diminuem a náusea que está associada ao enjoo matinal no primeiro trimestre da gravidez, já que atua no excesso de fluxo biliar e elimina o catarro acumulado no trato digestivo, evitando assim a obstrução. Acredita-se também que a fruta atua como um refrescante bucal.

Se o limão não ajudar e a náusea for grave, você deverá consultar o seu médico imediatamente.

8. Previne infecções mictório-genitais

Essa mistura de água com limão é rica em propriedades diuréticas e por isso é muito benéfica para a manutenção das funções renais saudáveis, além de prevenir infecções urino-genitais nas mulheres grávidas.

9. Alivia os inchaços nos pés

Os pés inchados, também conhecido como edemas, são comuns em mulheres grávidas, e esta é uma condição dolorosa, desconfortável e insalubre. A grávida pode tomar água com limão para tratar esses inchaços nos pés, pois alivia a dor e ajuda a reduzir o edema na maioria das mulheres.

10. Detém infecções urogenitais

Essa bebida tem propriedades diuréticas e é útil na manutenção das funções renais saudáveis, evitando assim infecções urogenitais em mulheres grávidas.

11. Ação antioxidante

De acordo com as descobertas publicadas no livro Super Drinks for Pergnancy de Fiona Wilcock, acredita-se que os limões sejam produtos de limpeza naturais, e quando você consome suco de limão regularmente, ele ajuda a eliminar as toxinas do corpo, protegendo contra as infecções durante a gravidez.

12. Aumenta a imunidade

A mulher grávida pode tomar água com limão também para ajudar a prevenir infecções comuns como resfriados, gripes e alguns tipos de febre. O rico conteúdo de vitamina C presente nesta fruta ajuda a melhorar o mecanismo de defesa natural do corpo e combate vírus e bactérias.

13. Melhora a indigestão

É normal que as mulheres sofram com problemas de indigestão durante a gravidez, e a água com limão é um bom e velho remédio que mantém o trato digestivo bem lubrificado e ajuda a ter uma boa digestão.

Possíveis efeitos colaterais da água com limão na gravidez

Embora essa bebida ofereça vários benefícios durante a gravidez, ela também pode causar alguns efeitos colaterais, portanto, é sempre melhor consultar o seu ginecologista antes de incluí-la em sua dieta. Alguns deles são:

– Problemas dentários

Seus dentes e ossos são altamente propensos a descalcificar enquanto está grávida, e o teor de ácido cítrico dos limões atua como um gatilho, prejudicando o esmalte dentário, o que também pode levar a outros problemas dentários.

Você deve evitar consumir grandes quantidades de água com limão regularmente. Fale com o seu dentista se notar mudanças na textura ou cor dos seus dentes.

– Desconforto gastrointestinal ou azia

Durante os estágios finais da gravidez, a maioria das mulheres grávidas provavelmente sofrem de azia ou outros problemas gastrointestinais, e o alto conteúdo ácido presente nos limões pode agravar ou desencadear essas condições.

Se você está sofrendo com desconforto gastrointestinal ou azia, é melhor evitar o consumo de limão até que os sintomas desapareçam.

– Evite suco de limão gelado

Beber suco de limão gelado pode causar frio e tosse durante a gravidez, por isso o ideal é consumir água com limão à temperatura ambiente ou um pouco morna, especialmente durante as estações mais frias.

Como preparar água com limão

  • Corte o limão em duas metades e extraia o suco de uma delas. Adicione um copo de água.
  • Se quiser, pode adoçar essa bebida com um adoçante natural, como o mel por exemplo.
  • Consuma imediatamente.
  • A outra metade do limão você pode usar para deixar a água mais saborizada ou armazenar em um recipiente hermético na geladeira para preparar outro copo.

Com essa receita, usando meio limão você irá obter quase 20% da sua necessidade diária de vitamina C. Ela contém apenas cerca de 8 calorias.

Algumas dicas que você deve seguir ao consumir limão na gravidez

  1. Certifique-se de usar limão fresco e suco de limão espremido na hora.
  2. Comece introduzindo aos poucos a água com limão na gravidez para verificar se a bebida está causando qualquer efeito colateral como desconforto gastrointestinal ou azia.
  3. Como a natureza ácida do limão pode afetar o esmalte dos dentes, depois de consumir essa fruta, faça gargarejo e enxague a cavidade oral para diminuir os problemas dentários.
  4. É melhor adicionar o limão em água quente/morna do que em água fervente, pois seus efeitos na água fervente não serão significativos.
  5. O recomendado é que você comece tomando um quarto de limão espremido em 350 a 450 ml de água todos os dias e ir aumentando a quantidade gradualmente para cerca de dois a três copos ao dia, dependendo de como se sente.
  6. Embora seja verdade que a grávida pode tomar água com limão, promovendo alguns benefícios, como vimos acima, se tomado em excesso, o limão na gravidez faz mal.

O mais aconselhável é sempre consultar o seu médico para saber a respeito de todos os efeitos que o limão, bem como qualquer outro alimento, pode causar para a sua saúde antes de adicioná-lo na sua dieta.

Por Mundo Boa Forma

Источник: https://www.informebrasil.com.br/gravida-pode-tomar-agua-com-limao-a-fruta-pode-ser-consumida-nesta-fase/

Uma mulher grávida pode comer limão?

Uma mulher grávida pode comer limão?

O limão é uma fruta muito consumida no México. É costume aplicar o limão na maioria das comidas, porém as vezes, sua acidez pode machucar. Descobre se os mitos dessa fruta são verdade ou pelo contrário o limão tem benefícios para as mulheres grávidas

Índice

A importância de uma alimentação saudável na gravidez

Durante uma gravidez, teu corpo precisa mais cuidados do normal, agora estás num momento delicado no qual deves cuidar tua saúde.

É normal que a vida de uma mulher mude quando ela perceba que está grávida. Muitas mulheres começam fazer hábitos bons e continuam com eles o resto da sua vida.

É necessário que durante a gestação tenhas o suficiente cuidado com teu corpo, por isso deves ter um controle médico exaustivo.

Fora desse controle também é bom estares informada sobre as coisas boas e as coisas ruins para teu corpo durante essa etapa tão maravilhosa.

A alimentação da gravidez é uma parte muito importante que deves considerar para poder ter um desenvolvimento eficaz durante essa etapa.

Por isso, é bom conheceres os alimentos que podes comer durante a gravidez e quais deves evitar. Alguns alimentos podem resultar ruins para o bebé e criar complicações.

Limão durante a gravidez

Sempre se pensou que consumir limão durante a gravidez não era muito bom porque é uma fruta muito ácida e poderia machucar o bebé.

Realmente não é verdade, o limão é muito bom durante a gravidez, sempre que não consumarsesse alimento em excesso.

O limão é uma fruta que contém grandes quantidades de minerais e vitaminas, dentro das quais podem encontrar algumas como cálcio, ácido, magnésio, vitamina C ou tiamina.

Os benefícios do limão são os siguentes:

1. Aporta ácido fólico. Essa fruta é conhecida por aportar ácido fólico, uma das vitaminas que mais precisas durante a gravidez.

2. Ajuda controlar as náuseas. Beber suco de limão ajuda com as náuseas.

3. Ajuda com o desenvolvimento do bebé. O limão aporta potássio e ajuda desenvolver os ossos do feto.

4. Evita a pressão alta.

5. Ajuda com as aftas. Algumas frutas podem experimentar aftas durante a gestação, pelo que podes aplicar gotas de limão para sua redução.

6. Ajuda com a digestão. O limão ajuda descompor alimentos. Por isso nosso estômago está cheio de ácido.

7. É uma fonte de potássio para teu corpo. Sem esse mineral teu corpo não poderia funcionar. É o carregado da comunicação nervosa muscular e transporta nutrientes e dejectos.

8. Boa fonte de vitamina C. Se adicionas na água suco de limão conseguirás mais vitamina C. Essa vitamina é usada para proteger do dano celular e reparar a lesões.

Problemas do excesso de limão

O limão é um bom jeito de consumir vitamina C mas a ingesta elevada dessa vitamina pode provocar.

– Diarréia.

– Cãibras abdominais

– ataques de gota

– causa desidratação e vontade de urinar: por causa das suas propriedades diuréticos

Também existem efeitos secundários embora não sejam muito comuns.

 – agravar um esôfago irritado ou inflamado.

– piorar as feridas da boca.

– desgastar o esmalte dental. Acontece se, frequentemente, comes muito limão e bebes pouca água. Corres o risco de estragar o esmalte e que teus dentes sejam mais sensíveis.

– provocar acidez no estômago: o conhecido como refluxo. Isso provoca uma sensação de ardor e dor no peito. No caso de que sejas propensa em ter acidez deves reduzir o consumo de comidas e bebidas ácidas para previr ou aliviar os sintomas da acidez. Se estás bebendo limão com água o melhor é reduzir as doses de limão.

Consumir muito limão pode ser tóxico, como muitos alimentos que podem parecem saudáveis. Até um consumo de água excessivo pode ser ruim para a saúde, evita consumir qualquer alimento de maneira compulsiva.

TodoPapás es una web de divulgación e información. Como tal, todos los artículos son redactados y revisados concienzudamente pero es posible que puedan contener algún error o que no recojan todos los enfoques sobre una materia. Por ello, la web no sustituye una opinión o prescripción médica.

Ante cualquier duda sobre tu salud o la de tu familia es recomendable acudir a una consulta médica para que pueda evaluar la situación en particular y, eventualmente, prescribir el tratamiento que sea preciso.

Señalar a todos los efectos legales que la información recogida en la web podría ser incompleta, errónea o incorrecta, y en ningún caso supone ninguna relación contractual ni de ninguna índole.

Источник: https://www.todopapas.com.pt/gravidez/alimentacao-na-gravidez/uma-mulher-gravida-pode-comer-limao-11561

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: