Uma mulher grávida pode comer limão?

Contents
  1. Limão na gravidez
  2. Grávida pode comer limão?
  3. Entre os possíveis benefícios do limão estão:
  4. Benefícios que o limão não proporciona:
  5. Efeitos adversos do consumo de limão na gravidez
  6. Cuidados a ter no consumo de limão
  7. Em resumo
  8. 7 coisas que grávida não pode fazer
  9. 1 – Bebida alcoólica
  10. 2 – Tatuagens
  11. 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos
  12. 4 – Atividades físicas
  13. 5 – Vacinas
  14. 6 – Doação de sangue
  15. 7 – Medicamentos para dormir
  16. Grávida Pode Tomar Suco de Limão? Limonada Faz Mal?
  17. Limonada faz mal na gravidez?
  18. Valores nutricionais
  19. Benefícios do suco de limão na gravidez
  20. 1. Mantém a mulher hidratada
  21. 2. Cuida do inchaço nos pés
  22. 3. Aumenta a imunidade
  23. 4. Previne infecções
  24. 5. Melhora a saúde óssea da mãe e do bebê
  25. 6. Facilita o trabalho de parto
  26. 7. Reduz a pressão arterial
  27. 8. Trata o enjoo matinal
  28. 9. Melhora a digestão durante a gravidez
  29. Possíveis riscos
  30. – Cuidados dentários
  31. – Problemas gastrointestinais ou azia
  32. – Risco de doenças causadas por alimentos
  33. Suco de limão pode causar aborto?
  34. Você já tinha ouvido falar que grávida pode tomar suco de limão? Costuma tomar essa bebida em sua rotina? Comente abaixo!
  35. Grávida pode tomar água com limão? A fruta pode ser consumida nesta fase?
  36. Grávida pode tomar água com limão?
  37. 1. Alcaliza o corpo
  38. 2. Facilita o trabalho de parto
  39. 3. Alivia a constipação
  40. 4. Faz bem para os ossos e a saúde do bebê
  41. 5. Hidrata
  42. 6. Melhora a pressão arterial
  43. 7. Trata o enjoo matinal
  44. 8. Previne infecções mictório-genitais
  45. 9. Alivia os inchaços nos pés
  46. 10. Detém infecções urogenitais
  47. 11. Ação antioxidante
  48. 12. Aumenta a imunidade
  49. 13. Melhora a indigestão
  50. Possíveis efeitos colaterais da água com limão na gravidez
  51. Como preparar água com limão
  52. Algumas dicas que você deve seguir ao consumir limão na gravidez
  53. Uma mulher grávida pode comer limão?
  54. A importância de uma alimentação saudável na gravidez
  55. Limão durante a gravidez
  56. Problemas do excesso de limão

Limão na gravidez

Uma mulher grávida pode comer limão?

Todos sabemos que o consumo de fruta pode trazer benefícios para a saúde, mas será que o consumo de limão é seguro na gravidez?

A resposta é sim, o limão não só é perfeitamente seguro para o consumo na gravidez, como poderá até ser benéfico para a saúde se for incluído numa dieta equilibrada. Convém no entanto lembrar que não existem “alimentos milagrosos” e o consumo excessivo de limão pode causar efeitos indesejados, particularmente ao nível gastrointestinal e dentário.

Grávida pode comer limão?

Quando consumido com moderação, o limão pode ser uma adição agradável à sua dieta, particularmente para se quiser dar um sabor diferente a alguns pratos ou infusões. Por outro lado, existe a crença tradicional de que o seu consumo possa trazer benefícios para a saúde, mas a sua aplicação é na verdade bem mais limitada do que alguns artigos mais otimistas nos levam a crer.

Limonada | Foto: Adobe Stock

Entre os possíveis benefícios do limão estão:

  • Alívio do enjoo – Embora não existam muitos estudos a este respeito, o limão é tradicionalmente usado como um remédio para aliviar a sensação de náusea que ocorre durante a gravidez. Segundo um estudo realizado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz (Irã), este efeito poderá estar relacionado com a inalação do odor do limão, embora o mecanismo fisiológico não seja claro. Porém, um único estudo não é suficiente para podermos afirmar que o limão é eficaz no alívio do enjoo.
  • Regularização da função intestinal – O limão é também considerado como um remédio para a obstipação durante a gravidez, sendo consumido na forma de suco para regularizar o trânsito intestinal. No entanto, esta é uma prática tradicional sem qualquer base científica e poderá ter efeitos indesejados em quem sofre de hiperacidez.
  • Prevenção de infeções urinárias – O ligeiro efeito diurético do limão poderá, em alguns casos, ajudar a prevenir infeções urinárias. No entanto, se suspeita de uma infeção urinária deve consultar o seu médico antes de optar por um remédio caseiro.
  • Fonte de vitamina C – Tal como a laranja, o limão é também uma excelente fonte de vitamina C. Existem no entanto várias alternativas menos agressivas para o estômago, incluíndo a laranja e outros citrinos.

Obviamente, a utilização do limão em remédios caseiros não substitui medicação específica ou uma avaliação médica, devendo ser encarada como um tratamento complementar e não como uma alternativa.

Benefícios que o limão não proporciona:

  • Detoxificação – O limão não promove qualquer tipo de “limpeza” no organismo. Aliás, o próprio conceito de detoxificação é um mito sem sustentação científica que pode prejudicar a saúde, uma vez que não promove uma alimentação equilibrada.
  • Perda de peso – O limão não promove a perda de peso ou a eliminação de gordura. Esta afirmação baseia-se na ideia de que o limão possui fibras que promovem a saciedade. No entanto, a forma como normalmente é consumido (suco) faz com que essas fibras sejam perdidas. Se o objetivo é ingerir mais fibra, existem frutos mais adequados, como a maçã.

Efeitos adversos do consumo de limão na gravidez

A intensidade dos efeitos adversos do limão varia de pessoa para pessoa e estes não são específicos da gravidez, podendo ocorrer sempre que haja um consumo excessivo de limão.

Foto: Adobe Stock

  • Agravamento da Azia –A azia é um sintoma recorrente na gravidez e o consumo de limão pode piorá-la substancialmente, visto ser um fruto particularmente ácido.
  • Desgaste do esmalte dentário – Devido à sua acidez natural, o suco de limão pode danificar o esmalte dentário. É muito importante manter uma boa saúde dentária durante a gravidez, pelo que não deve exagerar no suco de limão durante este período.

Cuidados a ter no consumo de limão

Tal como com outro alimento qualquer, é necessário ter alguns cuidados no consumo de limão e derivados, de modo evitar efeitos indesejados.

  • Evite refrigerantes com sabor a limão – Quando falamos de limão não estamos a falar de refrigerantes à base de limão, mas do fruto com todas as suas propriedades e valor nutricional. Além de não substituírem o consumo de limão, os refrigerantes contêm demasiado açúcar e não são, por isso, a bebida mais aconselhável durante a gravidez.
  • Dilua o limão em água – O limão é um fruto (muito) ácido e pode acentuar a sensação de azia sentida por algumas gestantes, por isso evite beber o seu suco demasiado concentrado.
  • Evite o consumo excessivo – Além de potenciar a hiperacidez estomacal, o limão pode também causar danos no esmalte dentário, por isso consuma este fruto com moderação.
  • Beba água – O efeito do ácido cítrico no esmalte dentário pode ser contrariado tomando um copo de água depois de beber limonada ou infusões com limão.

Em resumo

O limão é um alimento seguro para consumo na gravidez e pode ser usado na confecção de alimentos, preparação de infusões ou ainda, no seu estado natural. No entanto, não espere efeitos surpreendentes na sua saúde devido ao simples fato de consumir mais limão, pois a acontecerem estes serão provavelmente modestos.

Источник: https://guiadagravida.com/limao-na-gravidez/

7 coisas que grávida não pode fazer

Uma mulher grávida pode comer limão?

Tempo de leitura: 6 minutos

Existem diversas coisas que grávida não pode fazer. Algumas são prejudiciais, inclusive, para a saúde do bebê. Por isso, precisamos falar sobre essas questões.

Gravidez não é doença, como é convencional dizer. Acontece que a gestação é um período onde o corpo da mulher muda completamente e, de fato, algumas adoecem.

Não considerar questões nocivas para a saúde da gestante é um perigo. Sabe aquela guloseima que você come com a justificativa de ser “apenas essa vez”? Ou aquela vacina que passa do período porque você estava cansada? Elas podem comprometer a sua saúde e a do seu filho.

Então preparamos uma lista com as sete coisas que grávida não pode fazer de jeito nenhum e explicamos rapidamente o porquê de cada uma dessas ações.

1 – Bebida alcoólica

Essa é uma das primeiras coisas que os médicos recomendam não fazer. No entanto, há uma defesa acerca da permissividade para o vinho. Há diversos estudos apontando que uma pequena taça de vinho não é ofensiva para a gestação e que o problema está no exagero dos drinques.

Grávidas não podem ingerir bebidas alcoólicas, mesmo que em pouca quantidade. | Foto: reprodução Google

Acontece que cada mulher possui um organismo diferente e este reage também de forma diferenciada às bebidas alcoólicas. O perigo está ainda na fase da gravidez. Existem períodos onde o risco de aborto é maior e aquele pequeno copo de vinho pode sim ser extremamente prejudicial.

A bebida alcoólica pode causar danos no crescimento do bebê e retardos cerebrais.  

2 – Tatuagens

Tatuagem é uma das coisas que uma grávida não pode fazer e nem sempre a orientação é seguida. O ideal é que a mulher aguarde, pelo menos, 40 dias após o parto para realizar o procedimento.

Tatuagens podem desenvolver alergias e transmitir hepatite B e HIV. | Foto: reprodução Google

As razões envolvem o desenvolvimento de alergias, a segurança da assepsia do estabelecimento e da pele após a tatuagem, que quando comprometida aumentam o risco para hepatite B e HIV. Além disso, às vezes há a indicação para o uso de medicamentos que podem prejudicar a gestante e o feto.

Se você fez uma tatuagem e, logo após, descobriu a sua gravidez, é importante avisar para seu obstetra para que ele indique os melhores cremes e paliativos para que não haja reações nocivas no período.

3 – Alimentos crus ou pouco cozidos

Há uma série de coisas que uma grávida não pode fazer quando o assunto é alimentação. Consumir carne crua, por exemplo, é uma delas. Quando é servida nessas condições ou pouco cozida, aumenta o risco de infecções por bactérias, como a salmonela, além de causar intoxicação alimentar grave.

Uma das coisas que grávida não pode fazer é comer alimentos crus. | Reprodução: Google

Se você gosta muito de comidas orientais ou exóticas, onde quase sempre há um alimento sem cozimento, deve evitar esse consumo durante os 9 meses de gravidez.

Para legumes e verduras que são consumidos sem cozimento, é necessário a atenção com a lavagem.

4 – Atividades físicas

Você pode estar um pouco na dúvida em encontrar as atividades físicas em uma lista de coisas que uma grávida não deve fazer, visto que os exercícios são comprovadamente benéficos para nosso organismo. No entanto, há contrapontos.

É indicado fazer exercícios na gravidez, mas com orientação de um profissional. | Reprodução: Google

Fazer exercícios durante os nove meses de gravidez realmente é indicado, mas somente se há acompanhamento nutricional, cardiológico e de um educador físico. Fazer atividades em casa, sem supervisão, é muito arriscado para a gestante.

LEIA TAMBÉM: Pilates, um aliado nos cuidados à saúde da mulher

5 – Vacinas

Outra questão que pode causar estranheza entre as coisas que uma grávida não pode fazer. Temos vacinas como tratamentos ideais para uma série de problemas de saúde e isso não é uma inverdade.

Vacinas que não estejam no calendário pré-natal devem ser evitadas. | Reprodução: Google

Acontece que na gravidez a mulher não pode tomar qualquer dosagem, como é o caso das vacinas para caxumba, sarampo, a BCG e a tríplice viral. Essas são compostas por um vírus vivo, o que prejudica a formação do feto, principalmente se tomada no início da gravidez.

Há um calendário vacinal próprio para mulheres grávidas e você só deve tomar as dosagens indicadas por ele ou seu obstetra.

6 – Doação de sangue

A doação de sangue não deve ser cogitada em nenhuma hipótese durante a gestação. Nos nove meses de gravidez a mulher sofre alterações no sangue com muita frequência e isso pode proporciona uma anemia fisiológica.

A doação de sangue pode comprometer a saúde da mãe e do bebê. | Reprodução: Google

Se a mulher doa sangue, seja sob qualquer razão, pode agravar esse quadro e ter uma complicação ainda maior, para e para o bebê. O indicado é aguardar após o período de amamentação para fazer as doações.

7 – Medicamentos para dormir

Depois de algumas semanas se torna bastante complicado, para a grávida, ter uma boa noite de sono. A barriga está grande demais, o inchaço das pernas pode incomodar, há a vontade frequente de ir ao banheiro, etc.

A automedicação é arriscada na gestação. | Reprodução: Google

Isso faz com que muitas gestantes optem pelo uso de medicamentos relaxantes para dormir. Mesmo que sejam substâncias naturais, elas devem ser evitadas. Esses compostos possuem substâncias que podem trazer complicações para você e para o seu bebê.

Se está sofrendo com insônia, a melhor saída é conversar com seu médico e saber que paliativo. Também há algumas posições para grávida dormir que ajudam no relaxamento e trazem mais sossego para o seu sono.

Além dessas sete coisas que uma grávida não pode fazer, há ainda outros cuidados essenciais que a mulher precisa ter desde o início da gestação.

Nós já publicamos um e-book bastante completo sobre essa temática e convidamos você para fazer o download gratuito do material. Ele traz outras dicas para a mulher, desde a descoberta da gravidez até os cuidados nos primeiros meses do recém-nascido. Acesse a Central do Conhecimento do São Bernardo Saúde e veja esse e outros materiais importantes.

Источник: http://saobernardo.com/blog/coisas-que-gravida-nao-pode-fazer/

Grávida Pode Tomar Suco de Limão? Limonada Faz Mal?

Uma mulher grávida pode comer limão?

Veja se uma mulher grávida pode tomar suco de limão, ou seja, se limonada faz mal na gravidez, ou se não há necessidade de se preocupar com a bebida.

  Continua Depois da Publicidade  

Quandouma mulher está grávida, é comum que várias recomendações e instruções sobre oque ela pode ou não comer e fazer comecem a surgir, o que acaba gerando muitasdúvidas sobre o que de fato é verdade ou não.

Embora existam muitos alimentos que são essenciais para a gestante e para o bebê, eles muitas vezes são cercados por mitos. Será que gravida pode tomar suco de limão, por exemplo?

Limonada faz mal na gravidez?

O suco de limão puro é considerado uma bebida completa devido à grande quantidade de nutrientes que contém, porém, ser rico em nutrientes nem sempre significa que ele é saudável durante a gravidez.

Quandouma mulher grávida consume uma quantidade normal de limonada ou o suco puro,sem exageros, essa bebida pode trazer incríveis benefícios para o seu corpo.

Acontece que, para algumas pessoas ou quando consumida de forma inadequado, pode causar alguns efeitos colaterais, como desconforto gastrointestinal, danos dentais, etc.

O ideal é sempre procurar o conselho do seu médico sobre a sua dieta para evitar possíveis complicações.

Certifique-se de tomar o suco natural e recém preparado e não os industrializados ou extratos, pois eles podem conter conservantes ou outros produtos químicos que não são adequados para mulheres grávidas.

Veja tudo o que precisa saber sobre o consumo do suco de limão na gravidez para entender melhor os seus benefícios, efeitos colaterais e quando evitar.

Valores nutricionais

Umaxícara de suco de limão puro contém cerca de 54 calorias, 0,7 gramas de fibradietética, 16 gramas de carboidratos, 0,6 gramas de gordura total, 6,2 gramasde açúcar e 0,9 gramas de proteína.

  Continua Depois da Publicidade  

Assimcomo a fruta, essa bebida é uma fonte rica de vitamina C, folato e potássio efornece pequenas quantidades de várias outras vitaminas e minerais, comovitamina A, B-6 e E, ácido fólico, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, zinco,potássio, tiamina, niacina, riboflavina e ácido pantotênico.

Emboraseja uma bebida saudável, beber em quantidades exageradas pode fazer com quevocê consuma menos alimentos, por isso o ideal é beber com moderação.

Benefícios do suco de limão na gravidez

Com moderação, a mulher grávida pode tomar suco de limão e limonada para aproveitar dos seus benefícios para a saúde como por exemplo:

1. Mantém a mulher hidratada

Durante a gravidez, o corpo da mulher pode ficar desidratado, principalmente no caso das que vivem em climas mais quentes como é o caso da maioria das regiões brasileiras.

A desidrataçãopode causar muitos problemas ao seu corpo, incluindo efeitos colaterais comodores de cabeça, tontura, cãibras, etc.

Como o suco delimão contém várias vitaminas e minerais, ele pode ser uma ótima opção para tehidratar, porém, novamente a moderação é importante.

Você também pode colocar algumas rodelas de limão em uma garrafinha de água e levá-la com você para não esquecer de beber água.

2. Cuida do inchaço nos pés

Uma das coisas mais comuns que a maioria das mulheres grávidas sofre é inchaço nos pés principalmente nos últimos trimestres.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso ocorredevido ao seu ganho de peso e outros fatores anatômicos, podendo causar dores,dificultar a concentração, desconforto e até dificuldade para realizaratividades cotidianas.

O consumo delimonada ou suco puro não apenas reduz o inchaço como também ajuda a aliviar ador, pois contém antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias.

3. Aumenta a imunidade

Cada 100 gramas de suco de limão contêm cerca de 38,7 mg de vitamina C, e essa vitamina desempenha um papel ativo no fortalecimento do sistema imunológico.

Quando uma mulher está grávida, é natural que a sua imunidade diminua, fazendo com que ela fique mais vulnerável a doenças e infecções.

O consumo deste suco irá ajudar a fortalecer o funcionamento do organismo contra essas infecções e manterá tanto a mãe como o bebê saudáveis.

4. Previne infecções

Um estudo realizado em 2015 confirma que os limões possuem propriedades diuréticas, o que significa que eles ajudam a manter a saúde e o funcionamento adequado dos rins, prevenindo infecções urinárias.

Alémdisso, o limão contém antioxidantes, que também atuam como agentesantimicrobianos que previnem infecções em todo o corpo.

5. Melhora a saúde óssea da mãe e do bebê

De acordo com a USDA – United States Department of Agriculture –, o suco de limão é uma boa fonte de cálcio e magnésio.

Um limão contém 6 mg por cada 100 gramas, e foi comprovado cientificamente que esses minerais ajudam no desenvolvimento e a estruturar os ossos.

Isso pode serbenéfico para mulheres grávidas que perdem importantes minerais durante agestação.

6. Facilita o trabalho de parto

O suco de limão ajuda a aliviar as dores do parto. Embora não haja evidências científicas que confirmem essa informação, diz-se que o suco desta fruta quando consumido regularmente a partir do 5º mês de gestação, reduz a dor durante o trabalho de parto.

Ele também ajuda a reduzir os níveis de estresse. No entanto, lembre-se sempre de consultar o seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua dieta.

7. Reduz a pressão arterial

Muitas mulheres sofrem de problemas com a pressão alta na gravidez. Isto pode acontecer devido a várias razões, como por exemplo a ansiedade que sentem em relação à saúde do bebê.

Porém, a pressão alta é muito perigosa e apresenta vários riscos tanto para a gestante como para o bebê.

O consumo da limonada está diretamente relacionado à regulação da pressão, pois de acordo com um estudo realizado em 2014, a ingestão diária de suco de limão e a prática de caminhada diminuiu a pressão arterial.

Alémdisso, os flavonoides presentes nesta bebida também podem reduzir o colesterol,que também desempenha um papel direto na hipertensão e em outras doençasfatais.

8. Trata o enjoo matinal

O enjoo matinal é outro efeito desagradável que acontece durante a gravidez, porém essa bebida pode ser um grande aliado para acabar com esse sintoma.

Estácientificamente provado que inalar o cheiro do limão ajuda a reduzir as náusease vômitos associados a gravidez.

Beber esse suco também tem um efeito sobre a bile, eliminando o enjoo matinal. No entanto, se você sofrer muito, tendo náuseas incontroláveis, deverá visitar o seu médico imediatamente.

9. Melhora a digestão durante a gravidez

Devido aos desejos incontroláveis, metabolismo e também porque muitas vezes a mulher acaba comendo “por dois”, a indigestão e a constipação são muito comuns.

Neste caso, osuco de limão é conhecido por regular a secreção dos sucos digestivos noestômago e consequentemente, ajudar na digestão e prevenir a constipação.

Além disso, o suco de limão também contém um pouco de fibra alimentar, que está ligada à regulação do sistema nervoso.

Possíveis riscos

Como você pode ver, a grávida pode tomar suco de limão e ele pode trazer vários benefícios para a saúde da mãe e do bebê. No entanto, é importante saber que ele também pode desencadear algumas reações físicas desagradáveis, como por exemplo:

– Cuidados dentários

Grávida ou não, oácido cítrico presente no suco de limão pode causar uma perda de brilho oualteração no esmalte dos dentes, porém, beber com um canudo ou misturá-lo comágua pode diminuir esses efeitos.

A gravidez também pode aumentar o risco de gengivite, e neste caso os médicos irão recomendar o consumo de vitamina C para ajudar a reduzir a probabilidade da condição.

– Problemas gastrointestinais ou azia

Embora o suco de limão possa ajudar a tratar o enjoo matinal ajudando com alguns problemas gastrointestinais, no final da gravidez ele pode desencadear azia em algumas mulheres, bem como cólicas estomacais, diarreia ou indigestão quando o consumo for em quantidades exageradas.

– Risco de doenças causadas por alimentos

Beber suco de limão não pasteurizado pode aumentar o risco de contrair uma doença de origem alimentar, como E. coli ou salmonela.

Como durante a gravidez o sistema imunológico está enfraquecido, esses riscos são maiores do que quando você não está grávida. Uma doença de origem alimentar pode prejudicar o feto e até ser fatal.

Por isso o ideal é que veja os limões sendo lavados e espremidos na sua frente ou que você mesmo faça isso para ter certeza da segurança.

Suco de limão pode causar aborto?

Há boatos que consideram o suco de limão um abortivo ou um remédio natural para induzir o aborto devido à presença de ácido cítrico.

Isso poderia acontecer apenas durante os primeiros estágios da gravidez e no caso de a mulher consumir grandes quantidades regularmente, mas as chances de isso acontecer são muito poucas.

Na realidade, consumir quantidades moderadas de suco de limão durante a gravidez não causa aborto espontâneo ou induzido, mas se você ainda não tiver certeza, consute o seu ginecologista.

Ummédico também será capaz de prescrever corretamente como e quando deve consumiresse suco de acordo com as necessidades do seu corpo.

Em geral, a grávida pode tomar suco de limão e ele é muito benéfico para a sua saúde. Vale a pena aproveitar.

Você já tinha ouvido falar que grávida pode tomar suco de limão? Costuma tomar essa bebida em sua rotina? Comente abaixo!

(2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…

Источник: https://www.mundoboaforma.com.br/gravida-pode-tomar-suco-de-limao-limonada-faz-mal/

Grávida pode tomar água com limão? A fruta pode ser consumida nesta fase?

Uma mulher grávida pode comer limão?

Veja a seguir se grávida pode tomar água com limão ou se o limão na gravidez faz mal por algum motivo específico que faz a mulher evitá-lo nessa fase.

Aproveite também para entender também se água com limão emagrece, veja os benefícios de tomar água com limão todos os dias e também conheça alguns alimentos perigosos que as grávidas devem evitar, se você está esperando um bebê.

Grávida pode tomar água com limão?

Os médicos afirmam que sim, pois com moderação, a água com limão na gravidez não faz mal, afinal o limão é uma fruta que oferece diversos benefícios para a saúde. Porém, é importante estar ciente dos prós e contras para fazer escolhas equilibradas e escolher sempre a fruta espremida na hora em vez de suco de limão processado ou velho.

Outro ponto importante é que o consumo excessivo de água com limão na gravidez pode levar à rápida desintoxicação, o que é inseguro durante este período.

Durante o primeiro trimestre, as mulheres frequentemente sofrem de náusea, o que leva a um desejo por algo cítrico ou azedo, e o limão é uma escolha comum. O suco de limão é absolutamente seguro para mulheres grávidas e não causará aborto espontâneo. Ou seja, a grávida pode tomar água com limão sem maiores preocupações.

No entanto, é sempre importante que a gestante consulte o seu ginecologista antes de incluir essa bebida em sua dieta, até porque, como tudo em exagero, o limão na gravidez faz mal.

1. Alcaliza o corpo

A água com limão ajuda a gerenciar os níveis de pH do corpo, além de ajudar a ter uma alcalinidade saudável.

Embora essa fruta seja de natureza ácida, ela apresenta características alcalinas, que ficam no corpo da mulher e aliviam os sintomas de acidose.

O pH do sangue também é uma indicação da disponibilidade de oxigênio para as células, e células bem oxigenadas são essenciais para o desenvolvimento do feto.

2. Facilita o trabalho de parto

O parto é estressante e doloroso, e beber suco de limão com mel facilita todo este processo. Este remédio natural irá funcionar se você começar a tomar suco de limão desde o 5º mês até o parto, mas é melhor consultar o seu ginecologista antes de introduzi-lo em sua dieta.

3. Alivia a constipação

A constipação é um problema muito comum durante a gravidez, e de acordo com o livro Natural Pregnancy Cookbook, escrito por Sonali Ruder, consumir um copo de suco de limão por dia ajuda a prevenir a constipação em mulheres grávidas.

A grávida pode tomar água com limão para estimular o fígado e aumentar os movimentos do peristaltismo, estimulando as entranhas a eliminar os resíduos do corpo.

4. Faz bem para os ossos e a saúde do bebê

A água com limão é uma rica fonte de magnésio e cálcio que melhora a saúde e o desenvolvimento dos ossos, tanto da futura mamãe como do bebê que está para nascer.

Os limões também contêm potássio, que ajuda a nutrir as células do cérebro e nervos, e é conhecido por ajudar no desenvolvimento ósseo do feto.

5. Hidrata

A grávida pode tomar água com limão para se manter hidratada, o que é muito importante durante a gravidez para evitar complicações como dores de cabeça, náuseas, edema, tontura e cãibras.

6. Melhora a pressão arterial

Tomar água com limão na gravidez melhora a pressão arterial pois o teor de vitamina dos limões fortalece os vasos sanguíneos e os mantém flexíveis, o que consequentemente impede qualquer hemorragia interna e desempenha um papel eficaz na redução da pressão arterial elevada.

Sabe-se também que essa fruta reduz os níveis de colesterol.

7. Trata o enjoo matinal

De acordo com a American Pregnancy Association, embora não haja evidências científicas, sabe-se que os limões diminuem a náusea que está associada ao enjoo matinal no primeiro trimestre da gravidez, já que atua no excesso de fluxo biliar e elimina o catarro acumulado no trato digestivo, evitando assim a obstrução. Acredita-se também que a fruta atua como um refrescante bucal.

Se o limão não ajudar e a náusea for grave, você deverá consultar o seu médico imediatamente.

8. Previne infecções mictório-genitais

Essa mistura de água com limão é rica em propriedades diuréticas e por isso é muito benéfica para a manutenção das funções renais saudáveis, além de prevenir infecções urino-genitais nas mulheres grávidas.

9. Alivia os inchaços nos pés

Os pés inchados, também conhecido como edemas, são comuns em mulheres grávidas, e esta é uma condição dolorosa, desconfortável e insalubre. A grávida pode tomar água com limão para tratar esses inchaços nos pés, pois alivia a dor e ajuda a reduzir o edema na maioria das mulheres.

10. Detém infecções urogenitais

Essa bebida tem propriedades diuréticas e é útil na manutenção das funções renais saudáveis, evitando assim infecções urogenitais em mulheres grávidas.

11. Ação antioxidante

De acordo com as descobertas publicadas no livro Super Drinks for Pergnancy de Fiona Wilcock, acredita-se que os limões sejam produtos de limpeza naturais, e quando você consome suco de limão regularmente, ele ajuda a eliminar as toxinas do corpo, protegendo contra as infecções durante a gravidez.

12. Aumenta a imunidade

A mulher grávida pode tomar água com limão também para ajudar a prevenir infecções comuns como resfriados, gripes e alguns tipos de febre. O rico conteúdo de vitamina C presente nesta fruta ajuda a melhorar o mecanismo de defesa natural do corpo e combate vírus e bactérias.

13. Melhora a indigestão

É normal que as mulheres sofram com problemas de indigestão durante a gravidez, e a água com limão é um bom e velho remédio que mantém o trato digestivo bem lubrificado e ajuda a ter uma boa digestão.

Possíveis efeitos colaterais da água com limão na gravidez

Embora essa bebida ofereça vários benefícios durante a gravidez, ela também pode causar alguns efeitos colaterais, portanto, é sempre melhor consultar o seu ginecologista antes de incluí-la em sua dieta. Alguns deles são:

– Problemas dentários

Seus dentes e ossos são altamente propensos a descalcificar enquanto está grávida, e o teor de ácido cítrico dos limões atua como um gatilho, prejudicando o esmalte dentário, o que também pode levar a outros problemas dentários.

Você deve evitar consumir grandes quantidades de água com limão regularmente. Fale com o seu dentista se notar mudanças na textura ou cor dos seus dentes.

– Desconforto gastrointestinal ou azia

Durante os estágios finais da gravidez, a maioria das mulheres grávidas provavelmente sofrem de azia ou outros problemas gastrointestinais, e o alto conteúdo ácido presente nos limões pode agravar ou desencadear essas condições.

Se você está sofrendo com desconforto gastrointestinal ou azia, é melhor evitar o consumo de limão até que os sintomas desapareçam.

– Evite suco de limão gelado

Beber suco de limão gelado pode causar frio e tosse durante a gravidez, por isso o ideal é consumir água com limão à temperatura ambiente ou um pouco morna, especialmente durante as estações mais frias.

Como preparar água com limão

  • Corte o limão em duas metades e extraia o suco de uma delas. Adicione um copo de água.
  • Se quiser, pode adoçar essa bebida com um adoçante natural, como o mel por exemplo.
  • Consuma imediatamente.
  • A outra metade do limão você pode usar para deixar a água mais saborizada ou armazenar em um recipiente hermético na geladeira para preparar outro copo.

Com essa receita, usando meio limão você irá obter quase 20% da sua necessidade diária de vitamina C. Ela contém apenas cerca de 8 calorias.

Algumas dicas que você deve seguir ao consumir limão na gravidez

  1. Certifique-se de usar limão fresco e suco de limão espremido na hora.
  2. Comece introduzindo aos poucos a água com limão na gravidez para verificar se a bebida está causando qualquer efeito colateral como desconforto gastrointestinal ou azia.
  3. Como a natureza ácida do limão pode afetar o esmalte dos dentes, depois de consumir essa fruta, faça gargarejo e enxague a cavidade oral para diminuir os problemas dentários.
  4. É melhor adicionar o limão em água quente/morna do que em água fervente, pois seus efeitos na água fervente não serão significativos.
  5. O recomendado é que você comece tomando um quarto de limão espremido em 350 a 450 ml de água todos os dias e ir aumentando a quantidade gradualmente para cerca de dois a três copos ao dia, dependendo de como se sente.
  6. Embora seja verdade que a grávida pode tomar água com limão, promovendo alguns benefícios, como vimos acima, se tomado em excesso, o limão na gravidez faz mal.

O mais aconselhável é sempre consultar o seu médico para saber a respeito de todos os efeitos que o limão, bem como qualquer outro alimento, pode causar para a sua saúde antes de adicioná-lo na sua dieta.

Por Mundo Boa Forma

Источник: https://www.informebrasil.com.br/gravida-pode-tomar-agua-com-limao-a-fruta-pode-ser-consumida-nesta-fase/

Uma mulher grávida pode comer limão?

Uma mulher grávida pode comer limão?

O limão é uma fruta muito consumida no México. É costume aplicar o limão na maioria das comidas, porém as vezes, sua acidez pode machucar. Descobre se os mitos dessa fruta são verdade ou pelo contrário o limão tem benefícios para as mulheres grávidas

Índice

A importância de uma alimentação saudável na gravidez

Durante uma gravidez, teu corpo precisa mais cuidados do normal, agora estás num momento delicado no qual deves cuidar tua saúde.

É normal que a vida de uma mulher mude quando ela perceba que está grávida. Muitas mulheres começam fazer hábitos bons e continuam com eles o resto da sua vida.

É necessário que durante a gestação tenhas o suficiente cuidado com teu corpo, por isso deves ter um controle médico exaustivo.

Fora desse controle também é bom estares informada sobre as coisas boas e as coisas ruins para teu corpo durante essa etapa tão maravilhosa.

A alimentação da gravidez é uma parte muito importante que deves considerar para poder ter um desenvolvimento eficaz durante essa etapa.

Por isso, é bom conheceres os alimentos que podes comer durante a gravidez e quais deves evitar. Alguns alimentos podem resultar ruins para o bebé e criar complicações.

Limão durante a gravidez

Sempre se pensou que consumir limão durante a gravidez não era muito bom porque é uma fruta muito ácida e poderia machucar o bebé.

Realmente não é verdade, o limão é muito bom durante a gravidez, sempre que não consumarsesse alimento em excesso.

O limão é uma fruta que contém grandes quantidades de minerais e vitaminas, dentro das quais podem encontrar algumas como cálcio, ácido, magnésio, vitamina C ou tiamina.

Os benefícios do limão são os siguentes:

1. Aporta ácido fólico. Essa fruta é conhecida por aportar ácido fólico, uma das vitaminas que mais precisas durante a gravidez.

2. Ajuda controlar as náuseas. Beber suco de limão ajuda com as náuseas.

3. Ajuda com o desenvolvimento do bebé. O limão aporta potássio e ajuda desenvolver os ossos do feto.

4. Evita a pressão alta.

5. Ajuda com as aftas. Algumas frutas podem experimentar aftas durante a gestação, pelo que podes aplicar gotas de limão para sua redução.

6. Ajuda com a digestão. O limão ajuda descompor alimentos. Por isso nosso estômago está cheio de ácido.

7. É uma fonte de potássio para teu corpo. Sem esse mineral teu corpo não poderia funcionar. É o carregado da comunicação nervosa muscular e transporta nutrientes e dejectos.

8. Boa fonte de vitamina C. Se adicionas na água suco de limão conseguirás mais vitamina C. Essa vitamina é usada para proteger do dano celular e reparar a lesões.

Problemas do excesso de limão

O limão é um bom jeito de consumir vitamina C mas a ingesta elevada dessa vitamina pode provocar.

– Diarréia.

– Cãibras abdominais

– ataques de gota

– causa desidratação e vontade de urinar: por causa das suas propriedades diuréticos

Também existem efeitos secundários embora não sejam muito comuns.

 – agravar um esôfago irritado ou inflamado.

– piorar as feridas da boca.

– desgastar o esmalte dental. Acontece se, frequentemente, comes muito limão e bebes pouca água. Corres o risco de estragar o esmalte e que teus dentes sejam mais sensíveis.

– provocar acidez no estômago: o conhecido como refluxo. Isso provoca uma sensação de ardor e dor no peito. No caso de que sejas propensa em ter acidez deves reduzir o consumo de comidas e bebidas ácidas para previr ou aliviar os sintomas da acidez. Se estás bebendo limão com água o melhor é reduzir as doses de limão.

Consumir muito limão pode ser tóxico, como muitos alimentos que podem parecem saudáveis. Até um consumo de água excessivo pode ser ruim para a saúde, evita consumir qualquer alimento de maneira compulsiva.

TodoPapás es una web de divulgación e información. Como tal, todos los artículos son redactados y revisados concienzudamente pero es posible que puedan contener algún error o que no recojan todos los enfoques sobre una materia. Por ello, la web no sustituye una opinión o prescripción médica.

Ante cualquier duda sobre tu salud o la de tu familia es recomendable acudir a una consulta médica para que pueda evaluar la situación en particular y, eventualmente, prescribir el tratamiento que sea preciso.

Señalar a todos los efectos legales que la información recogida en la web podría ser incompleta, errónea o incorrecta, y en ningún caso supone ninguna relación contractual ni de ninguna índole.

Источник: https://www.todopapas.com.pt/gravidez/alimentacao-na-gravidez/uma-mulher-gravida-pode-comer-limao-11561

Embarazo y niños
Deja una respuesta

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: